PODE ISSO, ARNALDO?

De dirigir sem CNH a transportar animais no colo: multas revelam imprudências no trânsito de Uberaba

Motoristas sem cinto continuam sendo os campeões das infrações de trânsito em Uberaba

Joanna Prata
Publicado em 23/06/2026 às 15:16
Compartilhar

Motoristas flagrados sem utilizar o cinto de segurança foram os campeões de infrações de trânsito em Uberaba durante o mês de maio. Dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura, mostram que 3.853 multas foram emitidas no período, totalizando R$ 1.280.151,13 em penalidades. 

A infração mais registrada foi a de condutores que deixaram de usar o cinto de segurança. Foram 943 autuações, que resultaram em R$ 184,1 mil em multas. Em seguida aparecem o avanço do sinal vermelho do semáforo, com 400 registros e R$ 117,3 mil em penalidades, e a circulação de veículos não devidamente licenciados, com 301 autuações. 

O uso do celular ao volante também segue entre os principais problemas identificados pela fiscalização. Somadas as autuações por segurar, manusear ou utilizar o aparelho enquanto dirige, foram mais de 360 multas aplicadas ao longo do mês. 

Outro dado que chama atenção é a quantidade de pessoas flagradas dirigindo sem habilitação. Foram 239 autuações, gerando mais de R$ 210 mil em multas. Houve ainda 64 casos de proprietários que permitiram a condução do veículo por pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Entre as infrações consideradas gravíssimas, 23 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool, enquanto outros sete se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Juntas, essas ocorrências resultaram em mais de R$ 88 mil em multas. 

Os registros da Semob também revelam situações incomuns no trânsito da cidade. Seis motoristas foram flagrados conduzindo veículos transportando animais à esquerda do condutor ou entre braços e pernas. Houve ainda uma multa para motorista que dirigia utilizando fones de ouvido conectados a aparelho sonoro e outra para condutor que transportava volume entre os braços e as pernas. 

A fiscalização registrou também 16 casos de motociclistas realizando manobras em uma roda, além de 14 autuações por exibição de manobras perigosas mediante arrancada brusca. Essas infrações, de natureza gravíssima, renderam mais de R$ 45 mil em penalidades. 

Entre os casos mais raros está uma multa de R$ 5.869,40 aplicada por utilizar veículo para interromper deliberadamente a circulação na via sem autorização do órgão competente. Também foram registrados flagrantes de veículos transitando em calçadas, passarelas e canteiros centrais, além de ocorrência por fuga de condutor da ação policial. 

Os números mostram que, embora infrações rotineiras como falta do cinto, avanço de sinal e uso do celular concentrem a maior parte das autuações, condutas de maior risco continuam sendo registradas no trânsito de Uberaba e contribuem para elevar o valor arrecadado com multas na cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por