CIDADE

Conser e lideranças rurais da região lançam 1ª Câmara Técnica Temática

A proposta é discutir temas sobre segurança no campo que impactam diretamente a produção rural

Thassiana Macedo
Publicado em 14/12/2019 às 13:44Atualizado em 18/12/2022 às 02:49
Compartilhar

Conselho Comunitário de Segurança Rural de Uberaba (Conser), com entidades rurais da região, realiza nesta terça-feira (17), a partir de 14h, o lançamento da Câmara Técnica Temática, no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. A proposta é discutir temas sobre segurança no campo que impactam diretamente a produção rural. Trata-se de um evento técnico, para o qual estão convidadas pessoas de diversas categorias diretamente ligadas ao agronegócio da região. 

O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio Araújo.

Segundo a presidente do Conser, Patrícia Santa Fé, sem segurança no campo não há produção. “Se o homem do campo está lá na roça e quer produzir, ele vive lá e é de onde retira o próprio sustento, sem segurança ele não consegue se manter. É roubo de implementos agrícolas, furto e roubo de defensivos, assaltos a fazendas, é o risco que ele corre ao percorrer do centro urbano para a propriedade. São riscos de todas as formas e o homem do campo tem abandonado a produção por falta de segurança. Por isso, a segurança impacta diretamente a produção. A segurança rural precisa acompanhar a evolução da agricultura. Hoje, o agronegócio é o responsável pelo maior índice de elevação na economia do país”, alerta.

Patrícia lembra que a todo momento o homem do campo investe em sementes, adubação, novas tecnologias e metodologias de produção, com máquinas e defensivos mais potentes ou implementos mais eficientes, porém não há o mesmo avanço nas ações de segurança rural. Hoje, menos de 1% da população de Uberaba continua vivendo na área rural por causa da violência, ainda que a resolutividade da criminalidade tenha chegado a 22%. 

Por isso, a presidente afirma que o objetivo do evento é discutir alternativas para melhorar a segurança no campo e assinar o documento oficializando a implantação da primeira Câmara Técnica Temática mista, sob a coordenação do Conselho de Segurança Rural de Uberaba e região. O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba fica na rua Manoel Brandão, nº 160, bairro Mercês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por