AMPLIAÇÃO

Conselho propõe estrutura de acolhimento 24h para usuários de drogas em surto

Dandara Aveiro
Publicado em 04/05/2025 às 16:49Atualizado em 04/05/2025 às 16:50
Compartilhar

A questão foi levantada durante o 1º Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, apontando deficiências no atendimento emergencial em Uberaba (Foto: Reprodução)

Conselho Municipal Antidrogas (Comad) sugere ampliação do acolhimento de usuários de drogas e álcool em surto com a criação de estrutura dentro das unidades de pronto-atendimento (UPA). A questão foi levantada durante o 1º Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, apontando deficiências no atendimento emergencial em Uberaba. Contudo, questionada pelo Jornal da Manhã, a Secretaria Municipal de Saúde não considera necessária a ampliação do serviço atualmente prestado para a comunidade, apontando que a estrutura atual atende à demanda.   
 
Leia mais: FALANDO SÉRIO | Surto da droga: Comad diz que Uberaba precisa ter unidade 24h de atendimento 

Para o presidente do Comad, Valdete Marques, o atendimento deve ter como porta de entrada a rede municipal de saúde, especialmente em momentos de crise dos usuários de drogas e servindo de suporte, também, para as famílias desses pacientes. Segundo o Comad, a criação de um serviço específico para esses casos é urgente, diante da ausência de uma política clara de prevenção, tratamento e reinserção, lacuna evidenciada no 1º Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas

O psicólogo Ricardo Aparecido dos Santos, vice-presidente do Comad, aponta que o atendimento do dependente químico em crise é urgente. Além dele, a família também precisa de atendimento específico, já que, durante o surto, muitas vezes a família fica sem saber a quem recorrer. Vale a menção, no entanto, que o tratamento fora da crise é oferecido em Uberaba não só ao dependente, como também a seus familiares, inclusive por comunidades terapêuticas.  

A proposta de ampliação do serviço foi questionada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também à Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora das unidades de pronto-atendimento em Uberaba.  

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que o município já oferece suporte por meio do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), serviço especializado no atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A pasta destacou que a unidade dispõe de leitos de acolhimento 24 horas, programas de apoio às famílias e acompanhamento individualizado por meio de Projeto Terapêutico Singular (PTS). “A política pública municipal em saúde mental está em constante aprimoramento e se baseia em diretrizes do SUS, com foco no cuidado humanizado e integral do usuário”, informou.  

Sobre o atendimento a pessoas em surto por uso de substâncias, a SMS esclareceu que casos de urgência e emergência são atendidos inicialmente nas UPAs. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para o Hospital Mário Palmério, qualificado como Serviço Hospitalar de Referência, ou para o Instituto Maria Modesto. “Todos os encaminhamentos observam protocolos construídos por equipe multiprofissionais que contaram com psiquiatras, e estão descritas no Decreto 3580 de Abril de 2023, publicado no Porta-Voz”, explicitou a pasta. 

Apesar das explicações da Secretaria, o Comad considera que as medidas existentes são insuficientes diante do aumento da demanda e da complexidade dos casos atendidos. Para o Conselho, a ausência de um serviço específico dentro das UPAs representa um gargalo no acolhimento e tratamento imediato de usuários em surto, o que compromete a efetividade do cuidado com estes pacientes. 

Diante disso, a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) se comprometeu a apoiar iniciativas que fortaleçam a rede de atenção psicossocial e incentivem o debate público sobre o tema. Entretanto, reforçou que qualquer nova proposta de serviço exige um alinhamento com o Executivo. “Por se tratar de uma nova proposta de serviço, seria necessário um alinhamento integrado com o Governo Municipal, já que a SEU é prestadora de serviço; além de um planejamento criterioso, com ampla análise de viabilidade técnica, assistencial e orçamentária”, destacou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por