UPA é citada como uma possibilidade de solução mais rápida diante de serviço noturno inexistente (Foto/Arquivo)
Conselho Municipal Antidrogas diz que Fórum de Políticas sobre Drogas, realizado há duas semanas, reunindo mais de 150 técnicos, terapeutas e simpatizantes da causa mostrou para a comunidade o que já se sabia: Uberaba não tem uma política clara de prevenção, tratamento e pós-tratamento (para tentar evitar a recaída).
Não funcionam
Presidente Valdete Marques diz que a porta da entrada para o dependente químico precisa ser a da Secretaria de Saúde, independente da secretaria a que o Comad estiver atrelado. Segundo ele, as existentes não têm funcionado na visão de quem está de fora da estrutura oficial.
Construção
Encarregado de promover a costura dessa política com a SMS, o psicólogo Ricardo Aparecido dos Santos afirma que o Comad não está simplesmente criticando o que existe, “e nem deve ser assim”, mas apontando possíveis soluções. E uma delas é criar nas UPAs o atendimento ao dependente químico em crise. A família, que também precisa de assistência, não tem a quem recorrer.
Especialidade
Vice-presidente do Comad, Ricardo diz que há necessidade de um serviço 24h/dia, ainda que seja em outro lugar, com profissionais treinados para recepcionar não apenas o usuário em crise, mas também a família, sempre fragilizada. O próprio dependente químico não tem onde buscar ajuda à noite. E nem após o tratamento oferecido pelas comunidades terapêuticas.
Instrumentos
Para iniciar a desejada costura de um entendimento com a SMS, Ricardo irá procurar a secretária Val. No seu entendimento como profissional voltado para a dependência química, a rede tem instrumentos necessários para oferecer essa assistência.
O anúncio
Comunicado ao mercado publicado no site da Mitsui Gás e Energia confirma a intenção da empresa em “desenvolver conjuntamente projetos de biogás e biometano em escala comercial a partir de resíduos da cana de açúcar, iniciado pelo Projeto Vale do Tijuco. Publicação não fala em valores do investimento, o que, contudo, foi antecipado por Elisa: R$ 200 milhões.
Recurso
Advogado Leuces Teixeira recorreu da decisão do juiz Marco Antônio Macedo em submeter ao Tribunal do Júri o seu cliente, e o único preso. É possível que o mesmo caminho seja trilhado pelos defensores dos outros três pronunciados.
(Foto/Divulgação)
Marcando presença
Para participar da abertura da Expozebu, o ex-deputado Eduardo Cunha desembarcou logo pela manhã em Uberaba, neste sábado. No aeroporto, foi recepcionado por Rodrigão Alcino. E do Parque Fernando Costa, o ex-presidente da Câmara quis conhecer estrutura de treinos do USC.
Falta equilíbrio
Declarações do deputado federal Domingos Sávio ao “Pingo do J”, na sexta-feira, são a pura expressão de como os bolsonaristas veem o ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, “(Xandão) é um psicopata, tem obsessão por Bolsonaro e o persegue”. Parece que a recíproca é verdadeira. Quem dos dois lados está tendo equilíbrio para falar a respeito?
Flagrante
Polícia Rodoviária Federal flagrou motorista dirigindo Van escolar rural sem o necessário curso especializado para condução de veículo do gênero. Condutor terá de se apresentar ao Juizado Especial pelo exercício irregular da profissão.
Tudo certo
A irregularidade pode ser ainda mais grave ou inexistente. Segundo o diretor de Logística da Secretaria de Educação, toda a documentação do motorista, inclusive a comprovação do curso, foi regularmente apresentada para que ele pudesse fazer o transporte de escolares.
Equívoco
Segundo Alexandre Lennon, a autuação pode ter sido equivocada pela inexistência de anotação do curso de transporte escolar no campo “observações” da CNH do motorista. Procedimento que deixou de ser exigido, também em relação a outros dados, por resolução do CONTRAN de 2021.
Sem prejuízo
O diretor disse ter sido informado do incidente e o veículo foi imediatamente substituído por outro, ainda na sexta-feira, para que não houvesse prejuízo aos estudantes. E, como na Semed inexiste a irregularidade apontada pela PRF, as explicações àquela instituição devem ser dadas pela empresa contratada para a realização do transporte escolar rural.
Fake
Uma avalanche de fake News invadiu Água Comprida e alguns grupos de Whatsapp em Uberaba neste fim de semana e desaguará na Justiça. O que seriam prints de conversas entre duas pessoas sobre sexo chamam atenção também pela linguagem vulgar atribuída a uma mulher.
Esquema
Em mais um escândalo no INSS, uberabenses vítimas de descontos indevidos em suas aposentadorias não faltam. Quase sempre há outra situação após um tempo de descontos: escritório de advocacia de outro Estado liga perguntando se você está sabendo e se quer mover ação para ser ressarcido. Como sabem? É o País das maracutaias.
Como assim?
No pacote de situações suspeitas envolvendo o INSS, muitos requerentes de aposentadoria ficam sabendo do deferimento por banco interessado em empurrar empréstimo consignado na pessoa contatada.
Esvaziada
Politicamente esvaziada a abertura da Expozebu. E pensar que em outras épocas aqui eram feitos anúncios de projetos, programas, liberação de recursos, para Uberaba e o Brasil. Havia toda uma expectativa sobre o que diriam as autoridades. Os discursos viravam manchetes nos veículos de comunicação.