UM CASO CONFIRMADO

Com primeiro caso de febre maculosa confirmado, Uberaba está em alerta

Publicado em 27/09/2023 às 18:21Atualizado em 27/09/2023 às 21:57
Compartilhar

Uberaba registrou o primeiro caso positivo para febre maculosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente de 25 anos passa bem, não tem sequelas e encontra-se recuperado. Ele procurou uma unidade de pronto atendimento em agosto, com febre, náuseas/vômito, cefaleia, dor muscular e prostração e ainda relatando que havia tido contato com carrapatos durante limpeza de chácara próxima a Uberaba. 

O sangue do paciente, coletado para exames, foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), confirmando, por meio de contraprova, o resultado para febre maculosa. O Departamento de Controle de Zoonose e Endemias também realizou investigação no possível local de infecção e coleta de material para análise.

Neste ano, o Departamento de Vigilância Epidemiológica notificou nove casos de febre maculosa em Uberaba. Destes, quatro já foram descartados e outros quatro seguem em investigação, sendo um positivo. Todos os pacientes foram medicados e passam bem. 

O município está em alerta desde que iniciaram os primeiros casos no interior de São Paulo. “Com o objetivo de alinhamento das ações de controle e enfrentamento da doença, em junho capacitamos os profissionais no manejo clínico, bem como medidas preventivas para salvaguardar a saúde da população”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção.

Como medida preventiva, a SMS instalou placas de alerta em pontos estratégicos para conscientizar a população sobre os cuidados para se evitar a febre maculosa. A comunicação está em locais onde há presença de carrapatos. A medida é preventiva e educativa.

“A principal forma de prevenção contra a febre maculosa é evitar o contato com o carrapato, mais comum no período de seca. Ao frequentar áreas propícias à presença de carrapatos – campos e pastos –, onde há animais silvestres, como capivaras, ou ainda, o manejo de gado, cavalos, cabras ou mesmo de cães e gatos, tenha atenção redobrada”, destacou o biólogo e chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por