Alguns itens são proibidos de constarem na lista (Foto/Arquivo)
É período de férias escolares, mas os pais e responsáveis já se preocupam com a matrícula para o ano letivo e com a aquisição do material escolar. Com o fim das festas de fim de ano, as movimentações nas papelarias e lojas especializadas para atender o setor da Educação se intensificam.
De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), o material escolar deve ter alta de até 9% neste ano, considerando reajuste pela inflação e alta do dólar.
Em Uberaba, as papelarias consultadas pela reportagem do Jornal da Manhã apontaram que neste período, até o início do mês de fevereiro, a movimentação se intensifica, uma vez que os pais e responsáveis realizam as cotações de preços e depois a aquisição dos materiais. A movimentação nessas lojas costuma mais que duplicar, no comparativo com os demais meses do ano.
Com a divulgação pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) da lista de materiais escolares para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, a perspectiva é de uma corrida às papelarias. Os itens complementam o kit escolar disponibilizado pela Semed para o ano letivo de 2025. Os materiais estão divididos por etapas de ensino, atendendo às necessidades específicas de cada faixa etária.
Os alunos da rede estadual, com a conclusão do período das matrículas, também recebem a lista de material.
De maneira geral, a expectativa em todo o Estado é de vendas superiores a 10% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Mas há quem opte por não frequentar as lojas físicas e procure na internet, uma aliada poderosa na busca por preços mais baixos. A trabalhadora autônoma Fernanda Barbosa optou pela compra on-line.
O neto, que inicia a vida escolar agora em 2025, deverá ter, se não todo o material, pelo menos a maioria da lista adquirida via internet. Para Fernanda, comprar desta forma traz praticidade e economia na conta, que ela já considera salgada.
Com preços mais atrativos, promoções constantes e formas facilitadas de pagamento, o hábito de realizar compras on-line vem se intensificando no Brasil.
Na volta às aulas, muitos pais têm aderido à prática de compras de material escolar pela Internet, no entanto, para aproveitar as vantagens e descontos on-line, sem riscos e complicações, é preciso tomar alguns cuidados.
Os Procons em todo o país recomendam que nas compras on-line é importante verificar a confiabilidade do site, pesquisar e comparar preços, estar atento às datas de entrega e proteger os seus dados.