FALTA PADRINHO?

Com médico de férias, paciente fica sem receita de medicamento na UBS do bairro de Lourdes

Prefeitura alega que fará remanejamento para outro médico e diz ter compromisso em prestar atendimento humanizado

Publicado em 21/01/2025 às 21:47
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Usuária do sistema público de saúde reclamou de mal atendimento no posto do bairro de Lourdes. A reclamante afirma que há três dias tenta renovar uma receita de medicamentos e os atendentes da unidade não permitem o reagendamento, atendendo outros pacientes na mesma situação. As reclamações chegaram ao Jornal da Manhã por meio do WhatsApp, com o número 9 9777-79000.

A mulher, de 55 anos, revelou que o médico com quem ela consulta entrou de férias e, quando foi ao posto de saúde para renovar a receita, foi informada de que não poderia ser atendida, pois não estava agendada com o médico que estava atendendo, mas sim com o profissional que está de férias.

“Estou há três dias sem este medicamento, meu médico está de férias e eles alegam que não têm vaga para eu consultar com outro e pegar a receita”, declarou a paciente, que preferiu não se identificar.

No entanto, a reclamante afirma que outras pessoas que chegaram sem nenhum agendamento passaram na frente dela, o que poderia ter sido evitado com seu remanejamento. “Eu fui duas vezes para pegar a receita controlada ou agendar com um médico e não consegui. Vi gente pegando as receitas sem estar agendada e isso aconteceu na minha frente. Mas a atendente da recepção não fez o mesmo para mim”, disparou.

Confira a resposta da Secretaria de Saúde na íntegra abaixo:

O Departamento de Atenção à Saúde informa que, diante da ausência do médico titular da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Lourdes, o procedimento adotado pela unidade é o remanejamento dos pacientes para outros profissionais disponíveis.

Esses médicos estão aptos a fornecer as receitas necessárias para dar continuidade ao tratamento dos pacientes que dependem de medicamentos controlados.

Com relação à situação específica dessa paciente, a unidade de saúde entrará em contato diretamente com ela para regularizar a situação, agendar uma consulta, fornecer a receita necessária e garantir a continuidade do seu tratamento.

Além disso, será realizada uma análise detalhada para apurar os motivos pelos quais o atendimento não foi realizado de forma adequada, conforme o protocolo vigente. A unidade investigará o relato apresentado para tomar as providências cabíveis e evitar que situações semelhantes ocorram novamente.

Reforçamos o compromisso em prestar um atendimento humanizado e eficiente, garantindo o acesso aos serviços de saúde para toda a população.

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