Católicos programam celebrações para os dias de Natal e ano-novo

Com a véspera de Natal no domingo, as paróquias realizam as celebrações normalmente e, à noite, a “Missa do Galo”

Marconi Lima
Publicado em 20/12/2023 às 19:04Atualizado em 20/12/2023 às 19:05
Compartilhar
Tradicionalmente, a Igreja Católica realiza a Missa do Galo na véspera do Natal, que este ano será no domingo  (Foto/Flickr/Prefeitura de Uberaba)

Tradicionalmente, a Igreja Católica realiza a Missa do Galo na véspera do Natal, que este ano será no domingo (Foto/Flickr/Prefeitura de Uberaba)

As paróquias e comunidades da Arquidiocese de Uberaba divulgaram as celebrações da véspera e do dia de Natal. Os eventos estão programados para ser realizados em todas as igrejas. Além da programação para celebrações eucarísticas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com a Santa Missa em Ação de Graças pelo ano que está finalizando, haverá a celebração da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus no primeiro dia de 2024.

No domingo (24), véspera do Natal, no período da manhã, acontecerão as celebrações do 4º Domingo do Advento. Os horários variam de acordo com a paróquia ou comunidade. E, à noite, está programada a Missa do Dia de Natal, conhecida também como Missa do Galo.

A Missa do Galo, em outros tempos, era realizada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Por motivo de segurança, a Igreja Católica optou por realizar a celebração em horário mais cedo.

A expressão “Missa do Galo” é utilizada exclusivamente nos idiomas de origem latina, uma vez que, em outros idiomas, a definição utilizada é, em geral, Santa Missa de Natal. A origem do termo é incerta e as teorias existentes não possuem nenhum tipo de comprovação histórica.

A teoria mais difundida entre os fiéis católicos é que o nome faz referência ao fato de um galo ter cantado à meia-noite na ocasião do nascimento de Cristo. Esse acontecimento seria, portanto, a anunciação do nascimento do filho de Deus. Outra teoria, essa de origem espanhola, sugere que, antes da badalada de meia-noite da véspera de Natal, lavradores de uma região da Espanha matavam um galo e o levavam para a igreja para que fosse distribuído entre os pobres.

Existem teorias que falam que, durante a missa de Natal em algumas regiões da Espanha e Portugal, algumas pessoas levavam galos para a missa. Se algum galo cantasse, isso era entendido como um sinal de que boas colheitas ocorreriam.

No dia 31 de dezembro, as missas celebradas pela manhã serão em louvor à Sagrada Família. À noite, acontecerá a missa em Ação de Graças. No dia 1º de janeiro, durante a noite, está programada a missa de Santa Maria, Mãe de Deus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por