CIDADE

Biometria eleitoral de deficientes tem grande movimento no 1º dia

O atendimento especial, que começou ontem, está acontecendo no Instituto de Cegos, das 10h às 16h, e segue até sexta-feira

Geórgia Santos
Publicado em 24/05/2017 às 07:10Atualizado em 16/12/2022 às 13:08
Compartilhar

Sandro Neves

Recadastramento biométrico eleitoral segue até sexta-feira, atendendo pessoas que têm alguma dificuldade de acesso

Semana da Inclusão em Uberaba realiza recadastramento biométrico para eleitores portadores de deficiência. O atendimento especial, que começou ontem, está acontecendo no Instituto de Cegos do Brasil Central, das 10h às 16h, e segue até sexta-feira, 26. No primeiro dia, o movimento foi intenso, inclusive com fila, antes mesmo do início das atividades.

No município, a biometria é obrigatória e quem não a fizer não poderá votar em 2018. Por isso, segundo a chefe de Cartório da 326ª Zona Eleitoral, Thelma Prado, a proposta é atender todos os eleitores com qualquer tipo de deficiência em local apropriado, destinado a facilitar o acesso à Justiça Eleitoral. Atualmente, em Uberaba, estão registrados no Cadastro da Justiça Eleitoral como deficientes cerca de 1.600 eleitores.

“A intenção é facilitar o recadastramento biométrico do portador de necessidades especiais e daquelas pessoas que têm dificuldade para ir até um cartório. Na central nós temos acessibilidade, mas levamos o recadastramento ao instituto para oferecer mais conforto a esse público, uma vez que estamos atendendo cerca de 500 eleitores por dia na central, onde existem outros nesta mesma condição. Aqui, no instituto, o atendimento é de forma mais personalizada e bastante acessível”, explica Thelma.

Além disso, está disponível um tradutor de libras, do Centro de Capacitação e Atendimento na Área da Surdez, para auxiliar o atendimento.

A aposentada e deficiente visual Angelina Maria de Jesus era uma das pessoas na fila de atendimento. De acordo com ela, levar o recadastramento para o instituto foi muito bom. “Os locais onde são realizados esses serviços geralmente são muito longe e nem todos têm condições de ir. Agora, aqui no instituto é muito mais fácil e importante. Vivemos num país com problemas, mas precisamos viver a democracia com dignidade”, destaca a aposentada.

Para finalizar, Thelma explica que o recadastramento biométrico no ICBC é para atender os casos prioritários e, desde que não atrapalhe, também é possível atender qualquer tipo de eleitor, como os acompanhantes, funcionários da casa, vizinhos, entre outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por