Unidade contará com consultórios médicos, odontológicos e ginecológicos, sala de vacinação, coleta de exames e equipe em fase final de formação
A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) São Benedito, em Uberaba, será entregue à população em agosto e terá capacidade para atender até 12 mil moradores da região. A estrutura está em fase final de preparação, incluindo a formação da equipe que atuará no local.
Como parte dos preparativos para a inauguração, foram publicados os atos de nomeação e designação dos profissionais que irão compor o quadro de atendimento da unidade. Entre os cargos convocados estão médico clínico geral, enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF), farmacêuticos, cirurgião-dentista, agentes comunitários de saúde, auxiliar de saúde bucal e técnicos de enfermagem.
Localizada na Avenida Apolônio Sales, esquina com a Rua Goitacazes, a UBS recebeu investimento de R$ 1,9 milhão. Desse valor, R$ 654 mil são oriundos da devolução do duodécimo da Câmara Municipal ao Executivo. A obra foi executada pela Construtora Toubes.
Com mais de 500 metros quadrados de área construída, a unidade oferecerá serviços de Atenção Primária à Saúde, incluindo consultas clínicas, odontológicas e ginecológicas, vacinação, coleta de exames, realização de curativos e procedimentos de lavagem e desinfecção de materiais, além de outros atendimentos básicos.
A expectativa é que a nova estrutura amplie o acesso aos serviços de saúde na região, reduzindo deslocamentos dos moradores para outras unidades e fortalecendo a rede municipal de atendimento.
A inauguração coloca fim a uma espera de anos da comunidade. Em fevereiro de 2025, a Prefeitura informava que a obra avançava para a reta final e que a entrega deveria ocorrer ainda no primeiro semestre daquele ano.
Ao longo da execução, a unidade passou por readequações contratuais e prorrogações de prazo. Em dezembro de 2025, o contrato da obra recebeu reajuste, elevando o investimento para cerca de R$ 1,9 milhão. Já em janeiro deste ano, novo aditivo ampliou os prazos para conclusão dos ajustes finais.
Mais recentemente, moradores cobraram a abertura da unidade, mesmo após a conclusão da construção. Em reportagem publicada neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a inauguração dependia da chegada de mobiliário e da composição das equipes de atendimento.
Com a convocação dos profissionais e a previsão de entrega para agosto, a UBS São Benedito entra na fase final para iniciar os atendimentos à população.