ARTICULISTAS

Atuação durante a Gripe Espanhola

Maria Antonieta Borges Lopes
Publicado em 17/04/2020 às 18:26Atualizado em 18/12/2022 às 05:44
Compartilhar

A terrível epidemia de Gripe Espanhola surgiu em Uberaba, no final de outubro de 1918. As autoridades imediatamente ordenaram a suspensão das aulas, as internas retornaram às suas fazendas e cidades de origem. Não foi registrado nenhum caso da doença no colégio.

A enfermidade assumiu proporções alarmantes e a cidade ficou desolada. O devotamento das Irmãs, nesse momento foi admirável. Ofereceram seus préstimos à municipalidade para socorrer os doentes. Saíam em grupo de duas e percorriam diversos bairros, levando socorro a domicílios pobres e abandonados, sem temer o contágio. Informavam-se das necessidades, contatavam os médicos, procuravam remédios e providenciavam a internação em hospitais.

As ruas da cidade estavam desertas, as casas comerciais fechadas, assim como as fábricas. As farmácias não tinham pessoal suficiente, poucos veículos circulavam à disposição dos médicos e alguns foram transformados em ambulância. No meio da consternação geral, as Dominicanas, com seus hábitos brancos, tornaram-se símbolo de esperança, inspirando respeito e simpatia.

A epidemia serviu para abrir-lhes as portas do Hospital da Misericórdia, Santa Casa. Há tempos elas desejavam se ocupar dos doentes, muitas tinham formação para isso, mas, problemas independentes de sua vontade as impediam de trabalhar nesta área. Durante a epidemia, a Superiora do Colégio ofereceu à administração do hospital algumas religiosas enfermeiras, como auxiliares. Logo em seguida, o diretor entregou a elas a direção interna do hospital.

Começaram a trabalhar em nove de novembro. Encontraram a Santa Casa em péssimas condições. Os Irmãos Maristas doaram centenas de colchões e os comerciantes contribuíram com lençóis, roupas de hospital, chinelos, louças, utensílios de cozinha.

Em fins de dezembro a epidemia estava debelada. A administração, que acompanhara de perto a dedicação das Irmãs, valorizando a sua preciosa ajuda, convidou-as para assumir também a enfermaria militar, anexa ao hospital. Entretanto, o Hospital da Misericórdia teria que ser demolido e reconstruído dentro de melhores e mais modernas normas de higiene.

Maria Antonieta Borges Lopes

Historiadora

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por