MANUTENÇÃO DE AVENIDA

Filomena Cartafina fica com Estado até o fim do ano, mas futuro é incerto

Gisele Barcelos
Publicado em 27/03/2024 às 21:28Atualizado em 28/03/2024 às 07:30
Compartilhar

Manutenção da avenida Filomena Cartafina deve permanecer sob responsabilidade do Estado, pelo menos, até o fim deste ano. A informação é do vice-governador Mateus Simões (Novo), que cumpriu agenda em Uberaba nesta quarta-feira para participar do anúncio da chancela do geoparque pela Unesco.

Desde o ano passado, Simões vem defendendo que, depois da obra de recuperação, a avenida Filomena Cartafina seja municipalizada e a conservação volte a ser responsabilidade da Prefeitura. No entanto, a proposta enfrenta resistência da prefeita Elisa Araújo (PSD).

Em entrevista à Rádio JM na quarta, o vice-governador salientou que o caminho para o Estado continuar responsável pela avenida Filomena Cartafina seria a concessão do trecho à iniciativa privada, mas a alternativa não está sendo cogitada pelo governo mineiro. “No mundo inteiro, estrada para estar mantida [em boas condições] é através de pedágio. Não tem nenhum projeto para incluir a Filomena no programa de concessões, mas para ficar conosco precisaria ser incluída”, declarou.

Vice-governador Mateus Simões concedeu entrevista ao programa Pingo do J nessa quarta-feira (Foto/Rafaella Massa)

Vice-governador Mateus Simões concedeu entrevista ao programa Pingo do J nessa quarta-feira (Foto/Rafaella Massa)

O vice manifestou que a concessão da Filomena Cartafina seria ruim devido ao trânsito diário de trabalhadores no trecho e de caminhões para atendimento às indústrias. Por isso, ele argumenta que a devolução da pista ao município é a solução mais acertada. “O Estado não tem condições de manter uma rodovia de alto fluxo sem pedágio”, posicionou.

No entanto, Simões admitiu que há entraves para a municipalização da rodovia devido ao custo de conservação da pista. Segundo ele, negociações ainda estão em andamento com a Prefeitura, devido à importância da via na atração de investimentos para o Estado. “A Filomena Cartafina faz a ligação com o Distrito Industrial. Não temos como simplesmente devolver à Prefeitura. Precisamos chegar a um acordo”, acrescentou.

Enquanto não há consenso entre as partes, o vice-governador afirmou que o Estado segue responsável pela conservação da Filomena Cartafina, pelo menos, até o fim deste ano.

Quanto aos problemas já verificados depois da entrega da recuperação da pista, Simões afirmou que os danos são efeito das fortes chuvas, mas declarou que a obra ainda está na fase de garantia e a empresa que executou o serviço fará os reparos na via assim que as condições climáticas permitirem. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por