Empreender é uma tarefa que demanda coragem, mas também exige reflexão e análise cuidadosa, pois o mercado pode oferecer alguns perigos
Empreender é uma tarefa que demanda coragem, mas também exige reflexão e análise cuidadosa, pois o mercado pode oferecer alguns perigos escondidos nos segmentos que estão na moda. Uma coisa é seguir tendências, outra é escorregar em modismos que não têm sustentação para permanecer.
Analista do Sebrae Minas, Fabiano Alves alerta que fechar um negócio em tendências que viram “modinha” satura o mercado e seleciona apenas os mais capacitados no setor. Entre os exemplos mais conhecidos estão lan houses, food trucks, barbearias, cervejarias artesanais, lojas de açaí, entre outros. Segundo Fabiano Alves, após a onda, ficam realmente quem mais se profissionalizou no segmento. “Já quem apenas se aventurou sem experiência não teve sucesso”, adverte. Quem quer montar uma empresa deve estar preparado para resolver os problemas do público e também investir em inovação, o que requer muito estudo a respeito do que o consumidor procura no mercado e planejamento com estratégias que habilitem o empreendimento a enfrentar as dificuldades que podem surgir pelo caminho.
Para o analista, quem quer empreender, mas não tem ideia do que fazer, deve estudar muito o mercado, mas não pode ficar preso a negócios em alta. Isso pode influenciar empreendedores a abrirem negócios em um segmento que não tenham aptidão e, certamente, o resultado não será satisfatório. Neste sentido, a orientação é se voltar para negócios nos quais a pessoa tenha conhecimento, aptidão e, se possível, experiência. Fabiano ressalta que ter um negócio requer não só investimento financeiro, mas também dedicação. “A vida do empreendedor passa a girar em torno do seu negócio e, por isso, tem que conhecer muito bem o ramo para gerar maior e melhor experiência para seus clientes e obter retorno”, esclarece.