POLÍTICA

Crise no Ipsemg será tema de audiência nesta terça

Comissão de Administração Pública vai ouvir representantes do governo, do instituto e lideranças sindicais.

Publicado em 23/03/2019 às 11:53Atualizado em 17/12/2022 às 19:14
Compartilhar

Foto/reprodução

Com o objetivo de debater a atual situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (26).

A reunião será às 14h30, no Plenarinho IV, e foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), atendendo a pedido do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg). Ela destacou que, além da atual situação do Ipsemg, será debatida a importância do instituto para os servidores e servidoras e a necessidade de seu fortalecimento.

Reforma administrativa - Em audiência realizada na última quarta (20), vários parlamentares, inclusive Beatriz Cerqueira, criticaram a proposta contida na proposta de reforma administrativa do Governo do Estado, contida nos Projetos de Lei (PL) 367/19 e 368/19, já encaminhados à ALMG, de, entre outras medidas, vincular o Ipsemg à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Na ocasião, Professor Cleiton (DC) lembrou que o Ipsemg presta um serviço que não foi feito para dar lucro. Cristiano Silveira (PT) afirmou que a bancada do PT é contrária, entre outras propostas, a mudanças pretendidas no Instituto. Já Celinho Sintrocel (PCdoB) fez um apelo para que seja ampliada a assistência médica do Ipsemg, além de criticar a vinculação do instituto à SEF.

Virgílio Guimarães (PT) defendeu que qualquer modificação no Ipsemg deve se refletir em melhoria para o servidor. E Arlen Santiago (PTB) quis saber o que o governo pretende fazer com a dívida do Ipsemg e com os quase cinco mil leitos fechados na rede hospitalar nos últimos anos.

Do lado do governo, a deputada Laura Serrano (Novo) defendeu a reforma diante da crise financeira do Estado, ressalvando que as questões levantadas na reunião devem ser cuidadosamente analisadas pelo governador.

Além do presidente do Ipsemg, Marcus Vinicius de Souza, e do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, serão chamados para a reunião desta terça (26) representantes do Sisipsemg e de outros sindicatos de servidores estaduais de áreas como saúde, educação e segurança.

Abandono - Segundo o site do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp -MG), o Ipsemg encontra-se abandonado, uma vez que não está recebendo os repasses do Governo e nem sequer a contribuição dos servidores, que estaria indo para o caixa único do Estado.

Além disso, destaca o Sindasp, o plano de saúde dos servidores foi sucateado, o que afeta os atendimentos na Capital e, principalmente, no interior, com redução de de hospitais credenciados e de realização de consultas eletivas. Para o sindicato, esses problemas foram causados pelo descaso das gestões anteriores e não há perspectiva de melhoria por parte da nova gestão.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por