POLÍTICA

Bolsonaro inicia campanha em MG com desafio de virar contra Lula no Estado

Presidente visita Juiz de Fora nesta terça (16), enquanto petista vem a Belo Horizonte na quinta (18)

O Tempo
Publicado em 16/08/2022 às 10:15Atualizado em 18/12/2022 às 18:48
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro (PL) dá o pontapé oficial de sua campanha eleitoral nesta terça-feira (16) em Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata na qual foi esfaqueado em 2018, em busca de virar o jogo contra Lula (PT) em Minas Gerais.

A vitória no Estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país com 10,4% do eleitorado — o equivalente a 16,2 milhões de eleitores — é encarada pelas duas campanhas quase como condição para ocupar o Palácio do Planalto já que desde 1989 todos os presidentes eleitos venceram em Minas.

Em 2018, Bolsonaro foi o candidato preferido dos mineiros tanto no 1º turno (48,3%) quanto no 2º turno (58,1%). Quatro anos depois, ele chega ao início de sua campanha à reeleição em um cenário distinto.

Agora, o atual presidente tem 30% das intenções de voto em Minas Gerais e perde para Lula (PT), com 45,1%, de acordo com a mais recente pesquisa DATATEMPO (registro TSE nº BR-08880/2022) realizada entre os dias 15 e 20 de julho.

“Juiz de Fora é simbólico por conta do que o próprio presidente fala, com relação a ter nascido de novo. Ele sofreu um atentado que quase tirou sua vida. Então, ele retorna para dar esse marco inicial da campanha”, afirma o vereador de Belo Horizonte e candidato a deputado federal, Nikolas Ferreira (PL).

Se por um lado a escolha por iniciar a campanha em Juiz de Fora é justificada pela lembrança do episódio há quatro anos, também fica claro a importância eleitoral do Estado para Bolsonaro. Somente no último mês ele já esteve em Juiz de Fora, Montes Claros, Belo Horizonte e agora retorna à principal cidade da Zona da Mata.

A estratégia inicial do presidente para vencer novamente em Minas Gerais era se aliar ao governador Romeu Zema (Novo) já no primeiro turno, mas Zema recusou o acordo. Dessa forma, o palanque do presidente será o senador Carlos Viana (PL).

Já Lula conseguiu o palanque que queria, o do ex-prefeito de Belo Horizonte e agora candidato a governador, Alexandre Kalil (PSD). O petista é o único nome apoiado por Kalil, que em 2018 declarou apoio a Ciro Gomes (PDT).

Lula também virá a Minas Gerais no início da campanha. Após evento em São Paulo nesta terça-feira (16), ele fará comício na Praça da Estação da capital mineira na quinta (18).

Diferente das visitas recentes dele, onde os eventos foram feitos em locais fechados para evitar questionamentos de campanha eleitoral antecipada, o objetivo é tentar demonstrar força e apoio popular.

Presidente do PT em Minas Gerais, o deputado estadual Cristiano Silveira (PT), que é candidato à reeleição, avalia que o Estado foi fundamental para a vitória de Dilma Rousseff em 2014. Na análise dele, a petista abriu larga margem sobre Aécio Neves (PSDB) no Nordeste, mas o tucano compensou a vantagem com vitória expressiva em São Paulo.

“Nós ganhamos em Minas e resolvemos a disputa”, diz ele. Naquele pleito, Dilma venceu Aécio por 52,2% a 47,7% no Estado.“Nossa prioridade agora é o Lula sair vitorioso com uma grande votação em Minas Gerais e isso será decisivo na vitória dele em âmbito nacional, seja no primeiro ou no segundo turno”, completou o presidente do PT mineiro.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por