CIDADE

Polícia Militar recorre à visibilidade em suas ações em vários pontos da cidade

Tenente-coronel Waldimir Soares Ferreira frisou a nova postura da PM, com maior visibilidade em suas operações na cidade

Publicado em 10/05/2015 às 15:23Atualizado em 17/12/2022 às 00:13
Compartilhar

O tenente-coronel PM Waldimir Soares Ferreira, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba, frisou a nova postura da Polícia Militar, com maior visibilidade em suas operações na cidade.

Com relação ao índice de criminalidade, ele explicou que “dentro de períodos iguais e na mesma situação de efetivo, os resultados já são diferentes. Estamos com uma média de 25% de redução e a tendência é aumentarmos esse percentual para o segundo semestre. Com relação aos crimes violentos, de homicídios tentados, por exemplo, houve significativa redução. No mesmo período, em 2014, foram registrados 27 casos, enquanto que em 2015 foram sete”.

O comandante chamou a atenção para os números de homicídios. “Apesar dos 19 homicídios registrados até o momento, este número está abaixo da média do Estado, de 20 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, e bem abaixo também da média nacional, de 36 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Apesar de preocupantes, em razão de estarem acontecendo, os números de assassinatos estão ainda abaixo das médias estadual e nacional”.

De acordo com o tenente-coronel, os crimes de roubos também apresentaram redução. “A dinâmica implementada pelo comandante regional, sobretudo com maior visibilidade das ações operacionais da Polícia Militar, busca trabalhar a questão da diminuição do medo do crime. Passamos a transmitir maior segurança à população pela visibilidade policial. De certa forma, isso já era trabalhado pela presença das Bases Móveis Comunitárias, instaladas em pontos estratégicos da cidade. Essas são as linhas mestras do trabalho, estarmos mais acessíveis à comunidade”. A nova postura tem dado resultado, em face do retorno recebido. “As pessoas demonstram maior satisfação diante da nova dinâmica da PM em combater a criminalidade com maior visibilidade”, disse Waldimir.

“Todos os órgãos de segurança pública, de maneira geral, sentem a carência de melhor aparelhamento. Em 2007, por exemplo, contávamos com apoio de 200 guardas municipais que ajudavam no patrulhamento de escolas. Hoje são apenas 90. No entanto, a vontade de trabalhar da equipe é grande e os recursos tecnológicos têm ajudado a suprir determinadas demandas”, explicou o comandante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por