CATOLICISMO

Paróquia no Manoel Mendes celebra hoje Santo Expedito, das causas justas

Tito Teixeira
Publicado em 18/04/2024 às 19:42Atualizado em 19/04/2024 às 07:41
Compartilhar
Paróquia de Santo Expedito em Uberaba está no bairro Manoel Mendes e as comemorações hoje começam na madrugada, com alvorada (Foto/Reprodução)

Paróquia de Santo Expedito em Uberaba está no bairro Manoel Mendes e as comemorações hoje começam na madrugada, com alvorada (Foto/Reprodução)

A Paróquia de Santo Expedito, localizada no bairro Manoel Mendes, em Uberaba, comemora nesta sexta-feira (19) o dia em louvor ao santo considerado das causas justas e urgentes. Na matriz, as comemorações têm início às 5h30, com alvorada, que contará com a participação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Durante o dia em que se celebra o seu padroeiro, a paróquia realizará missa de hora e meia em hora e meia, a partir das 6h, até as 18h30, quando acontecerá uma missa campal. Após a celebração, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas do bairro Manoel Mendes.

Atual pároco da matriz de Santo Expedito (a paróquia também conta com a capela de São João Batista, no bairro Cidade Nova), padre Saulo Emílio Pinheiro Moraes, lembrou durante as celebrações que, além da parte religiosa, será realizado até o dia 21 evento social, com a quermesse.

Padre Saulo substitui o padre José Bezerra, que está em tratamento médico, no interior de São Paulo.

No fim de semana, ainda acontecem celebrações com a missa sertaneja, neste sábado (20). No mesmo dia, será realizado um bingo, com valor de R$12 mil. E no domingo (21) haverá um almoço, a partir das 11h30, e a tradicional missa, realizada às 19h30.

Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.

Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras!... cras!... cras!...” palavra latina que quer dizer: “Amanhã!... amanhã!... amanhã!..., isto é – Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!”.

Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!” É por isso que o Santo Expedito é invocado nos casos quem exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios, o santo da “última hora”, sem adiamentos. Origem histórica: Mártir de Metilene, é pouco conhecido dos historiadores, mas sua existência é certa. Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento, mas parece provável que seja Metilene, localidade onde sofreu seu martírio. A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao Sul do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos rios Tigre e Eufrates. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por