POLÍTICA

Comissão vai ouvir dentista que emitiu atestado para Varciel

Gisele Barcelos
Publicado em 19/04/2022 às 22:11Atualizado em 18/12/2022 às 19:19
Compartilhar

Com procedimento instaurado contra o vereador Varciel Borges (PP), a Comissão de Ética da Câmara Municipal pretende chamar o dentista que emitiu o atestado ao parlamentar, para prestar esclarecimentos sobre o caso. Varciel é acusado de apresentar atestado médico para faltar às sessões legislativas na semana passada, enquanto participava de uma excursão com destino ao Beto Carrero.

Em entrevista à Rádio JM ontem, o presidente da comissão, vereador Wander Araújo (PSC), manifestou que o profissional que assina o atestado será ouvido pelo grupo e, a partir das informações, serão definidos os próximos passos para a apuração do caso. Segundo ele, o primeiro ponto é identificar se o documento é verdadeiro e depois verificar se existem inconsistências quanto à real condição de saúde do parlamentar alvo da investigação.

Além do dentista, Wander salientou que Varciel também será intimado pela comissão para prestar esclarecimentos sobre a viagem e contestar as acusações de ter forjado o atestado médico para se ausentar das sessões. “Vamos recolher todas as provas e dar oportunidade para o acusado se defender. Não queremos ser injustos”, acrescentou.

O presidente da comissão posicionou que, se for comprovada irregularidade ou crime de má-fé, Varciel corre o risco de ser cassado e perder o mandato. No entanto, Wander reforçou que ainda não é possível adiantar nenhuma avaliação no momento porque a apuração está no início. Segundo ele, é necessário ter cautela para conduzir os trabalhos.

Questionado, Wander afirmou que não tem um prazo concreto para finalizar a investigação do caso. Porém, o vereador salientou que a expectativa é apresentar um relatório final de forma breve para dar uma resposta aos questionamentos da população.

De acordo com o parlamentar, o relatório da comissão de ética pode indicar a abertura de uma Comissão Parlamentar Processante para dar sequência à investigação contra Varciel ou arquivar a denúncia se for constatado que não houve irregularidades.

Por meio de nota, Varciel informou que não comentará a abertura de procedimento pela Comissão de Ética. No texto, o parlamentar declarou que se pronunciará sobre o caso diretamente à comissão, quando for requisitado para prestar esclarecimentos sobre a denúncia.

Varciel está sendo alvo de investigação interna na Câmara Municipal após vídeos compartilhados nas redes sociais mostrarem a leitura do atestado médico fornecido pelo parlamentar para justificar a ausência em plenário no dia 12 de abril, junto com fotos do mesmo vereador ao lado do filho na portaria do Beto Carrero World, em Santa Catarina. A viagem com destino ao Sul do país tinha saída marcada também no dia 12 de abril. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por