POLÍTICA

Câmara sai em defesa da área e do projeto da fábrica de amônia

Documento proposto pelo vereador Almir Silva deve ser assinado por todos os vereadores e por entidades classistas e será encaminhado ao governo de Minas e ao senador Rodrigo Pacheco

Gisele Barcelos
Publicado em 19/04/2022 às 22:05Atualizado em 18/12/2022 às 19:19
Compartilhar

Vereador Almir Silva leu o documento na última sessão plenária da Câmara Municipal, na segunda-feira (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Legislativo municipal acionará Estado para reivindicar a desistência da venda da área da fábrica de amônia em Uberaba. Uma carta aberta em defesa do projeto foi elaborada pelo vereador Almir Silva (União Brasil) para ser encaminhada ao governador Romeu Zema (Novo) e ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD).

No documento, o parlamentar convoca as lideranças para defender a implantação da planta de amônia e contesta a sinalização do governo mineiro de seguir adiante com o leilão da área onde o empreendimento seria instalado no Distrito Industrial III.

O vereador posicionou que ainda dá tempo de reverter a situação e argumentou que a fábrica de amônia é importante para assegurar a competitividade do Brasil na produção de alimentos, pois atualmente o país depende da importação de fertilizantes. “O Brasil importa esses produtos em quantidades que não se justificam, dada a nossa capacidade de produzir alimentos e a quantidade de recursos que o país poderia ter com a produção de fertilizantes e com o uso do gás natural”, argumentou.

O parlamentar ainda lembrou que o cenário já havia sido identificado em 2010, quando houve o anúncio da construção da planta de amônia em Uberaba. Na carta, Almir também defende que a região continua sendo estratégica para sediar o empreendimento. “O Triângulo Mineiro é um dos maiores produtores agrícolas. Então, tem todo o sentido construir uma planta de fertilizantes no coração do país, já que atenderá às demandas do entorno de Minas Gerais e de outros estados que serão, também, mercados consumidores deste produto”, continua o texto.

Conforme o documento, é inadmissível que a implantação da planta de amônia em Uberaba não se concretize, porque o empreendimento resultará na diversificação da economia nacional e em geração de empregos.

Desta forma, o vereador contesta no documento a intenção do Governo de Minas de vender a área proposta para implantação da fábrica em Uberaba e solicita ao governador que a decisão seja revista. Na carta, o parlamentar também pede a intervenção direta do presidente do Senado para evitar a alienação da área.

Além da assinatura dos demais vereadores, Almir ainda defendeu que os representantes das entidades de classe da cidade também sejam chamados para aderir à carta antes de o documento ser encaminhado ao governador e ao presidente do Senado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por