POLÍTICA

Fundação faz a salvaguarda das Folias de Reis com o cadastro anual

O objetivo da Fundação Cultural é promover e proteger as folias, consideradas patrimônio imaterial

Publicado em 23/07/2019 às 23:00Atualizado em 17/12/2022 às 22:45
Compartilhar

Divulgação

Folias de Reis de Uberaba são consideradas patrimônio imaterial e passam por cadastro anualmente

A Fundação Cultural de Uberaba realiza anualmente a “salvaguarda” das Folias de Reis da cidade e região. Esse relatório atende à Lei Municipal 10.717/2008, do Patrimônio Cultural, e à deliberação 20/2018, do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). O objetivo é promover e proteger as folias, consideradas patrimônio imaterial. 

Para desenvolver esse trabalho, uma das ações do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba é a realização de entrevistas com integrantes de Folias de Reis. Para que os grupos sejam cadastrados, é necessário o comparecimento de representante na Fundação Cultural. De acordo com a historiadora da Seção do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, Maria Aparecida Manzan, o processo requer cuidado especial. “Nós perguntamos a eles sobre a origem da folia, como são feitas as festas e várias outras informações que vão constar na ficha de inventário.”

A meta é inventariar no mínimo 50 grupos. O Inventário de Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) de cada folia é encaminhado ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas (IEPHA/MG). “O inventário é uma forma de não deixar morrer a tradição da folia”, complementou Aparecida. 

A Folia de Reis da Lapa foi uma das primeiras a passar pelo processo. O capitão de folia Hélio Carlos Trindade Medeiros avalia como válido o processo para a reunião dos foliões. “Eles perguntaram sobre tudo. Sobre o dia da nossa festa, como realizamos. Acho importante esse contato porque não podemos perder essa tradição.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por