POLÍTICA

Quase 5 mil candidatos em todo país podem ser barrados pela Ficha Limpa

O Ministério Público já identificou em todo o país 4.942 candidatos a prefeito e vereador poderão ser barrados

Marconi Lima
Publicado em 25/08/2016 às 22:51Atualizado em 16/12/2022 às 17:36
Compartilhar

O Ministério Público já identificou em todo o país 4.942 candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano que poderão ser barrados por ser considerados fichas-sujas. O Estado com maior número de candidatos, São Paulo, lidera também a estatística do levantamento. Foram identificados até agora pelo sistema 1.403 políticos que devem ter a candidatura impugnada. Na sequência aparecem Minas Gerais (620), Paraná (461), Goiás (303), Bahia (278) e Pernambuco (279).

O levantamento divulgado pelo jornal O Globo foi feito por um sistema do Ministério Público Federal, que ainda é preliminar e deve ser concluído somente na próxima semana. O sistema, já utilizado em 2014, faz um cruzamento do CPF dos candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com bancos de dados de tribunais de Justiça, cortes de contas e outros órgãos de controle.

As informações sobre políticos que forem identificadas nesses cruzamentos são encaminhadas aos promotores eleitorais que atuam nas cidades, a quem cabe fazer as impugnações. Até agora foram pesquisadas no sistema informações sobre 467 mil candidatos. Além do MP, os candidatos e partidos também podem pedir a perda de registro de adversários à Justiça Eleitoral. Não poderão disputar as eleições políticos que tiveram as contas rejeitadas quando ocuparam cargo ou função pública ou foram condenados em segunda instância por crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por