POLÍTICA

Flexibilização do porte de arma divide opiniões na Câmara de Uberaba

O debate contou com a casa cheia e até o final da tarde desta segunda-feira o assunto ainda causava polêmica na CMU. Em certo momento os presentes chegaram a vaiar um deputado que se manifestava

Felipe Madeira
Publicado em 29/06/2015 às 18:25Atualizado em 16/12/2022 às 23:31
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (29) na Câmara Municipal dos Vereadores um debate técnico sobre a flexibilização do porte de arma no Brasil. Além dos parlamentares, o evento contou com a participação de especialistas sobre o assunto, representações militares, deputados, como Marcos Montes, que preside a comissão que avalia o Projeto de Lei e também Laudívio Carvalho, que é o relator da comissão.

A intenção do debate é discutir com a sociedade o tema, que tramita na Câmara dos Deputados. A mediação fica por conta do presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Dutra, e do deputado federal Marcos Montes. O presidente da Casa acredita na necessidade da discussão do palpitante tema, já que os registros de crimes violentos só aumentam em Uberaba.

Em entrevista à Rádio JM, à jornalista Indiara Ferreira no JM Mulher, Dutra se mostrou favorável ao projeto e disse que o cidadão deve ter o direito de se defender diante do cenário atual de criminalidade. “Eu seria contra o armamento do cidadão se o Estado lhe desse a garantia constitucional, que é o direito de ir e vir a contento. Como o Estado não é capaz de cumprir esta falha, que dê ao cidadão o direito de se defender”, disse.

Já o criminólogo Rubens Correia Júnior disse ser temerária a forma como o debate tem sido conduzido. O especialista criticou a influência política por vaidade no debate, que deve ser levado a sério. Ainda, explanou os números aos presentes, que chegam a ser oito vezes maior para o número de mortes por vingança, acidental ou suicídio do que para legitima defesa.

O debate contou com a casa cheia e até o final da tarde desta segunda-feira o assunto ainda causava polêmica na CMU. Em certo momento os presentes chegaram a vaiar um deputado que se manifestava. A cobertura completa do debate você confere na edição de terça-feira no Jornal da Manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por