POLÍTICA

Projeto de lei da terceirização é aprovado na Câmara

Três deputados de Uberaba votaram a favor do PL. Base de situação da Presidente não conseguiu bater oposição

Publicado em 23/04/2015 às 11:49Atualizado em 17/12/2022 às 00:27
Compartilhar

Maioria dos deputados federais aprovou na tarde de ontem, quarta-feira (22), o Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta a terceirização. O texto base ainda sofreu emenda, que alterou diversos pontos. Com a votação concluída na Câmara, o PL segue para apreciação no Senado Federal, onde possivelmente sofrerá alterações, já que o presidente da casa, Renan Calheiros, afirmou que imporá limites à terceirização.

 Com 230 votos favoráveis, 203 contrários e 03 abstenções, o projeto prevê a possibilidade de terceirização de qualquer setor dentro de uma empresa, inclusive nas atividades-fim. Pela lei vigente no país, somente as atividades-meio podem ser terceirizadas.

 A emenda aprovada ampliou os segmentos das entidades que poderão ser contratadas, incluindo as associações, fundações e empresas individuais (de uma pessoa). Os produtores rurais e os profissionais liberais poderão contratar. A subcontratação por parte da terceirizada (“quarterização”) será permitida apenas para serviços técnicos específicos. 

Ainda, a emenda diminui o prazo de quarentena (período que o ex-empregado deve cumprir antes de oferecer seus serviços à mesma empresa) de 24 para 12 meses. A intenção é evitar que a empresa contrate ex-empregados por meio de empresas individuais.

 Os deputados uberabenses mantiveram seu voto como na primeira seção do projeto. Marcos Montes (PSD), Caio Narcio (PSDB) e Zé Silva (Solidariede) votaram a favor do PL. Aelton Freitas (PR), que tinha sido favorável no primeiro turno, não participou da seção. Já Adelmo Carneiro (PT) votou contra.

 As opiniões ficaram divididas entre partidos que integram a base opositora à Presidente (PSDB, PMDB, DEM, PSD e Solidariedade) e base aliada (PT, PCdoB, PSB, PV, PDT, Pros e Psol).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por