POLÍTICA

SUS atrasa repasse e débito com hospitais é de R$ 7 mi

Governo federal está com repasse atrasado das verbas destinadas ao pagamento de hospitais. A situação também atinge Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 18/12/2014 às 08:12Atualizado em 17/12/2022 às 02:11
Compartilhar

Governo federal está com repasse atrasado das verbas destinadas ao pagamento de hospitais. A situação também atinge Uberaba, que aguarda a liberação de R$7 milhões para destinar às unidades hospitalares credenciadas ao SUS.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informa que alguns hospitais conveniados estão com dificuldades para pagar fornecedores e funcionários. No entanto, a administração municipal espera a liberação da verba junto ao Fundo Nacional de Saúde para repassar aos estabelecimentos credenciados.

Conforme o texto, o governo federal justificou em correspondência enviada à Secretaria Municipal de Saúde que o atraso ocorreu por dificuldades orçamentárias e financeiras, mas posicionou que os recursos seriam pagos no dia 10 de dezembro.

Entretanto, nada ainda foi depositado até esta semana. Diante das cobranças, o Ministério da Saúde informou que a liberação da verba será no dia 19 de dezembro, porém apenas 70% do valor devido está assegurado na data. O restante será depositado somente entre os dias 2 e 5 de janeiro de 2015.

Na nota, a Prefeitura garante que, assim que for confirmado o recebimento na conta do município, os valores serão repassados aos hospitais parceiros em 48 horas. O prazo é referente à tramitação bancária.

O secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, ressalta que as cobranças junto ao governo federal continuarão até que o repasse seja efetivado. “Uberaba já possui uma dificuldade histórica de leitos e esse atraso complica ainda mais a situação dos hospitais que têm sido parceiros. Estamos agindo para que o governo federal resolva essa questão o mais rápido possível”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por