POLÍTICA

Presidente da Comissão de Finanças discute orçamento impositivo em BH

Samuel Pereira esteve na capital, onde se reuniu com secretário de Estado da Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva

Marconi Lima
Publicado em 29/03/2015 às 15:36Atualizado em 17/12/2022 às 00:48
Compartilhar

As discussões sobre o orçamento impositivo levaram o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal, vereador Samuel Pereira (PR), até Belo Horizonte. O vereador esteve na capital, onde se reuniu com o secretário de Estado da Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva.

Na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) protocolou pedido para apresentação de emenda à Lei Orgânica que implanta esse modelo. A expectativa é que um projeto seja elaborado para votação ainda este ano, para vigorar a partir de 2016.

Durante o encontro, Samuel questionou o secretário sobre qual será o posicionamento do Estado sobre o orçamento impositivo, uma vez que a Câmara Federal aprovou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece a execução obrigatória das emendas parlamentares no orçamento. Segundo o presidente da Comissão de Orçamento do Legislativo, o secretário da Fazenda já adiantou que o governo estadual está preparado para tomar as diretrizes necessárias com o objetivo de adotar o orçamento impositivo no Estado.

As emendas parlamentares individuais são recursos previstos no orçamento aos quais cada vereador tem direito. Eles direcionam o dinheiro das emendas para obras ou para convênios com entidades assistenciais. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 358/13, promulgada pelo Congresso Nacional, estabelece a execução obrigatória das emendas parlamentares ao orçamento até o limite de 1,2% da receita corrente líquida (RCL) realizada no ano anterior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por