POLÍTICA

Campanha nacional convoca ato contra Jair Bolsonaro em Uberaba neste sábado

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 01/10/2021 às 20:18Atualizado em 18/12/2022 às 16:21
Compartilhar

Opositores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) organizam ato de protesto em Uberaba, neste sábado (2), contra a “tragédia social e econômica provocada pelo governo”, conforme nota. A mobilização começa pela manhã e é dividida em duas partes: às 10h, na Praça da Abadia, serão feitas manifestações e atividades culturais, e às 11h os protestantes realizam uma passeata pela avenida Prudente de Moraes.

De acordo com o comunicado oficial, o movimento é nacional e deve percorrer os principais corredores urbanos dos estados. Em Uberaba, a nota diz que o protesto terá apoio de lideranças partidárias, sindicais, políticas e de movimentos populares, além de personalidades do meio artístico e acadêmico. Nas palavras dos organizadores, o ato denuncia um panorama insustentável no Brasil causado pela má-gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Desde o dia 7 de setembro, consumido por movimentos pró e contra o Governo Federal, os ânimos das manifestações crescem no país, o que é refletido em Uberaba. O caso mais recente envolvia a condecoração do presidente com a Medalha Major Eustáquio, maior honraria uberabense, que foi retirada de pauta após pressão do grupo “Pró-Vacina”, de oposição. 

Organizações de esquerda, centro e centro-direita aceleram a relação de insatisfação de parte da população brasileira com as reformas políticas do Executivo. Contudo, apoiadores de Jair também ilustraram as ruas com movimentos em defesa do grupo político, e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

A campanha nacional contra a presidência, intitulada #ForaBolsonaro, produziu materiais informativos enumerando 10 motivos que tornam urgente o impeachment do presidente. Entre os apontamentos, estão o aumento do desemprego, a desvalorização salarial, o aumento do percentual da população em situação de fome extrema e a retirada dos direitos. Confira:

“1. A fome volta ao Brasil. São 20 milhões de pessoas em situação de fome e o número de pobres e miseráveis multiplica a cada dia.

2. Desemprego cresceu. São cerca de 20 milhões de brasileiros sem empregos. Além de crescente perda de direitos trabalhistas. Os trabalhadores estão mais vulneráveis, sem os direitos sociais garantidos, desvalorização do salário mínimo e com menos tempo para suas famílias.

3. Está tudo caro. Os alimentos estão caros. A conta não fecha. Em algumas cidades, o valor da cesta básica chega a se igualar ao valor do salário. O gás de cozinha e também os combustíveis atingiram preços recordes.

4. Cortes frequentes nas verbas para educação, ataques às universidades públicas e a ciência brasileira.

5. Venda de empresas a preço de banana. Privatizações de serviços essenciais que geram aumento na conta do povo, como os Correios e a Eletrobrás. A conta de luz já está mais cara e o País corre risco de sofrer um apagão.

6. Ataque aos pequenos agricultores. Fim de programas de crédito e de aquisição de alimentos para a merenda escolar.

7. O país não tem uma política de preservação ao meio ambiente. Recorde de desmatamento na Amazônia e no Pantanal, estímulo aos garimpeiros que atacam os povos indígenas.

8. Povo negro sofre com o desmonte e políticas públicas de combate ao racismo, além do governo Bolsonaro estimular ataques e ódio ao povo negro.

9. Ataques frequentes que tenta calar e censurar a arte e a imprensa brasileira. Bolsonaro tem no centro do governo uma indústria de desinformação.

10. Em meio à pandemia, Bolsonaro corta recursos e insumos do SUS, deixando milhares de pessoas com outras doenças, como câncer, sem tratamento. Bolsonaro é o maior responsável pelas mortes de quase 600 mil brasileiros e brasileiras vítimas de Covid-19”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por