CIDADE

Codau estima que 30% das casas de Uberaba não possuem caixas de água

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 09/01/2020 às 22:08Atualizado em 18/12/2022 às 03:23
Compartilhar

“Muitas casas ficam desabastecidas de água tratada da Codau no período da seca por não terem caixa de água”. Luiz Guaritá Neto, presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba (Codau), fez a afirmação ontem (9), durante entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM 95.5 FM

Em Uberaba, 30% dos imóveis não possuem caixa de água o que compromete diversas necessidades. “O morador tem que ter a caixa para reservar a água do dia, se tivesse água 24h por dia não seria necessária a caixa. Em uma casa com quatro moradores o ideal é uma caixa com 1.000 litros”, aponta.

Segundo Luiz Neto, a média de armazenamento é de 200 litros por pessoa residente no imóvel ao dia e a maioria das casas sem reserva está em bairros mais afastados.

Formado em engenharia, ele aponta que muitos imóveis são implantados com a capacidade de armazenamento menor que a necessária. “As casas populares construídas pelo governo federal são entregues com caixa de 500 litros, o que é um erro. Têm casas, nesses bairros, que moram oito pessoas, então é insuficiente”, aponta.

Por fim, Luiz Neto ressaltou que a responsabilidade de uma companhia de água é enviar água uma vez por dia, o que é feito em Uberaba. 

Atualmente, a cidade possui cerca de 180 mil imóveis cadastrados na Prefeitura Municipal de Uberaba, segundo dados do secretário da Fazenda, Wellington Fontes, o que representa cerca de 54 mil casas sem caixa de água.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por