CIDADE

Primeiro LIRAa de 2020 de Uberaba começa hoje

Levantamento será feito pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias até o dia 18 de janeiro

Publicado em 05/01/2020 às 13:58Atualizado em 18/12/2022 às 03:20
Compartilhar

Foto/reprodução

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, realiza o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do aedes aegypti (LIRAa) de 2020 entre os dias 6 e 18 de janeiro. Cerca de 150 agentes de combate à endemias (ACEs) trabalharão das 7 horas às 13h40, de segunda a sábado, na vistoria de 6.867 imóveis de Uberaba.

O levantamento ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. Índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

O chefe da Seção de Controle de Endemias do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Hiago José Rosa, destaca a participação da população para a efetividade das ações e reforça para que os moradores recebam os agentes em suas casas, tanto durante o Levantamento, quanto durante o Mutirão de Limpeza: “Se cada um fizer a sua parte, nós venceremos essa luta. Salientamos a importância do morador permitir que o agente de combate de endemias adentre sua residência, que faça o trabalho de prevenção e de combate, que é muito importante”, ressalta o chefe da Seção de Controle de Endemias.

Mutirão - O Mutirão de Limpeza da Zoonoses segue pelo bairro Vila Planalto atualmente. As equipes retiraram mais de 11 toneladas de materiais inservíveis dos bairros Jardim Uberaba, São Sebastião e Vila Raquel em dezembro, conforme o balanço do Departamento de Zoonoses.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por