JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Procon realiza atividades para comemorar a Semana do Consumidor

Segundo o presidente Marcelo Venturoso, o grande desafio continua sendo o conhecimento sobre a legislação

13/03/2019 - 09:04:51. Última atualização: 13/03/2019 - 09:14:36.

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, a Fundação Procon Uberaba está promovendo uma semana inteira de ações especiais ao consumidor. Em entrevista à Rádio JM, o presidente Marcelo Venturoso falou sobre os desafios e as conquistas da fundação nos últimos tempos. Na avaliação de Venturoso, há muito o que comemorar. As ações de proteção e informação se intensificam para que as pessoas fiquem cada vez mais seguras sobre os seus direitos.

O desafio para consumidor continua sendo o acesso à informação sobre seus direitos e deveres, ainda que já esteja bastante difundido. Segundo o presidente da Fundação Procon, muitas pessoas têm os direitos violados, por desinformação.

“A falta de conhecimento do consumidor reflete diretamente no trabalho em que exercemos. Muitas pessoas acabam deixando para lá o problema ou nos procuram sem saber qual é a violação e o desrespeito e com a sua relação de consumo. Por isso, semanas como esta são importantes, mas mais importante ainda é a atenção diária sobre o assunto”, destaca Venturoso.

Para sanar todas as dúvidas e necessidades do consumidor, a fundação realiza desde 2017 atendimentos ao público também pelas redes sociais. Segundo o represente da pasta, o modo não dispensa a reclamação presencial, mas colabora de forma significativa para o trabalho de fiscalização do Procon.

Para estreitar ainda mais relação com o público, o Procon realiza uma série de atividades para a semana do consumidor. Hoje (13) e amanhã (14) haverá debates sobre o documentário "Covardia Capital", que apresenta histórias de idosos que tiveram a renda da aposentadoria comprometida em decorrência da concessão de empréstimos. Os debates serão na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e ocorrem junto ao programa Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).

Já para quinta-feira (14) será realizada na Casa dos Conselhos (Projeto Portas Abertas) palestra sobre "Direito do Consumidor PCD", às 8 horas. E também o II Simpósio de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro, no anfiteatro da OAB Uberaba, a partir das 19 horas.

Na sexta-feira (15), a partir das 8 horas, na sede do Procon tem o encerramento da programação, com a ação de fiscalização educativa (blitz educativa) no comércio central.

Para acessar o Procon Uberaba pelo celular, o cidadão precisa adicionar o número (34) 9 9869-9000 à lista de contatos e enviar o nome e bairro onde mora, ou ainda pelo telefone 3334-9100.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia