CIDADE

Para Piau, baixa autoestima pode estar prejudicando a vacinação

No dia D da multivacinação, o Residencial Rio de Janeiro recebeu unidade itinerante para a atualização dos cartões de crianças

Geórgia Santos
Publicado em 18/08/2018 às 13:44Atualizado em 17/12/2022 às 12:38
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Prefeito Paulo Piau participou ontem da campanha de multivacinação no Residencial Rio de Janeiro

Unidades de saúde funcionaram ontem para o dia “D” da Campanha de Multivacinação. Ação aconteceu durante todo o dia, contando, inclusive, com posto itinerante no bairro Residencial Rio de Janeiro. Além de atualizar o cartão de vacina, as crianças receberam o reforço da vacina contra o sarampo e poliomielite. 

A Campanha de Multivacinação teve início no dia 6 de agosto em todo país e visa atualizar os cartões de vacinação das crianças na faixa etária de um ano a menor de cinco anos, ou seja, até quatro anos, 11 meses e 29 dias, além de reforçar a imunização contra a poliomielite e sarampo. Porém, mesmo com quase 20 dias de campanha, a quantidade de crianças vacinadas está aquém do esperado. Em Uberaba, a meta é vacinar 14.877 crianças, seguindo as diretrizes da campanha nacional, e até sexta-feira (17) apenas cerca de 2,9 mil crianças haviam sido vacinadas contra a poliomielite e o sarampo.

O prefeito Paulo Piau acompanhou ontem a vacinação no Residencial Rio Janeiro e lembrou que o melhor remédio é vacina e prevenção. “Apesar do choro das crianças, que temos dó, é necessário. Os pais devem ter a consciência sobre o assunto e proteger os filhos. A atual situação do brasileiro, com baixa autoestima, não pode afetar, deixar de se preocupar com a saúde, independentemente da atual situação do país. Não podemos deixar que doenças erradicadas no país voltem”, explica.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Iraci Neto, lembrou que essa mobilização com o dia “D” foi mais um ato importante para aumentar o número de crianças vacinadas. De acordo com ele, a baixa procura nas unidades, uma realidade de todo país, pode estar relacionada à falta de tempo de pais e responsáveis para levar as crianças até uma unidade. Porém, Iraci acredita que até 31 de agosto, quando termina a campanha, a meta será alcançada.

Com relação às vacinas que estão em falta nas unidades, sobretudo a meningocócica C, Iraci explica que essa é uma situação que está relacionada ao governo federal, que compra as doses, o Estado distribui e o município apenas executa. “Cobramos com frequência a disponibilização de vacinas, um estoque mínimo, e aconteceu de estar faltando alguns tipos. Acredito que nesta semana a situação vai se regularizar, sendo o fluxo normalizado”, afirma. Contudo, a falta de doses em plena campanha de multivacinação é uma situação delicada. “Desta forma, ficamos com ônus, fizemos mobilização, e aqueles que procuram pela vacina e não têm se sentem desassistidos, podem até não voltar para vacinar. Mas, vamos evitar que isso aconteça”, diz. 

Vale ressaltar que chegaram na tarde de sexta (17) à regional de Uberaba 3.400 doses de meningocócica C, sendo que para Uberaba serão destinadas 1.340 doses da vacina.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por