CIDADE

Estrutura turística da cidade oferece opções para as férias

Chega julho, e o período para descanso e descontração pode se tornar um pesadelo diante da falta de opções e presença constante em casa de crianças e adolescentes devido as férias

Thassiana Macedo
Publicado em 05/07/2015 às 14:12Atualizado em 16/12/2022 às 23:26
Compartilhar

Visando à estruturação do turismo em Uberaba, o Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais (Citur) e o projeto Roteiro Turístico Uai Paulista, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), preveem o mapeamento, a divulgação e o fortalecimento das potencialidades turísticas da cidade, tanto no meio urbano quanto no rural. A estrutura oferecida atualmente é uma das alternativas para se aproveitar as férias de julho de forma barata e não menos agradável.

Isto porque Uberaba tem potencial turístico ainda pouco explorado, indo desde o artesanato ao patrimônio histórico, cultural e religioso. Segundo a Sedec, fazem parte do roteiro antigos monumentos católicos, como a igreja Santa Rita, que abriga o Museu de Arte Sacra e o Museu da Capela, que conta com o Memorial Dominicanas de Monteil. Há ainda a Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia e as igrejas Medalha Milagrosa, da Adoração Perpétua, de Santa Teresinha do Menino Jesus e a Matriz de São Domingos.

O município também é procurado como berço do Espiritismo no Brasil, contando com a Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier. Além disso, integra o Circuito dos Lagos, entidade que explora o ecoturismo através de parcerias, como o Convention & Visitors Bureau.

Revelando a herança histórica da cidade, há o Museu de Arte Decorativa (Mada), o Museu do Zebu e o Arquivo Público de Uberaba, já o patrimônio cultural é conhecido através do Mercado Municipal e da Casa do Artesão, e pelo Centro Cultural José Maria Barra. Para o lazer, Uberaba conta com áreas como o Parque Municipal Mata do Ipê, o Parque Municipal do Jacarandá e o Parque das Acácias, bem como o Parque da Cidade, localizado na Alameda das Barrigudas, e a pista de aeromodelismo, no Parque Tecnológico, ambos na Univerdecidade.

O entorno do município de Uberaba reserva paisagens verdes, dotadas de cachoeiras, onde também se destaca pelo rico sítio paleontológico de aporte nacional, conhecido através do Museu dos Dinossauros, gerido pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis. É possível ainda conhecer a culinária local, através da Associação das Doceiras de Peirópolis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por