GERAL

Inadimplência atinge maior patamar desde 2016: já são quase 62 milhões de devedores

Publicado em 20/07/2018 às 11:00Atualizado em 17/12/2022 às 11:41
Compartilhar

O índice de inadimplência do consumidor cresceu 1,98% em junho, em comparação ao mesmo mês no ano passado, e atingiu seu maior patamar desde 2016, segundo informa a Serasa Experian. São 61,8 milhões de brasileiros inadimplentes. No período, as dívidas somaram R$ 273,4 bilhões, com média de quatro por CPF, totalizando R$ 4.426 por pessoa. Segundo a Serasa, no Brasil, 40,3% da população adulta está inadimplente.

Um dos grandes impulsionadores do índice é o enfraquecimento do ritmo de crescimento econômico, que contribui para manter em nível elevado a taxa de desemprego e, por consequência, a inadimplência do consumidor.

Dentre os devedores, a faixa etária acima de 61 anos foi a que mais cresceu nos últimos dois anos, segundo a Serasa, apesar de não ser a faixa com maior índice – continua sendo a de adultos entre 36 e 40 anos, embora tenha crescido menos do que a de idosos. Em junho, 35% dos brasileiros com idade acima dessa idade estavam com contas atrasadas, um crescimento de 2,6 pontos porcentuais em relação ao mesmo mês de 2016.

As dívidas atrasadas com bancos e cartões de crédito são as com maior representatividade dentro do índice. Contudo, a participação desse segmento caiu 1,5 ponto percentual quando comparado a junho do ano passado. Já a parcela dos segmentos de serviços públicos, como telefonia, além de financeira, aumentou.

*Com informações da Agência Estado 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por