GERAL

Todo esquecimento na terceira idade é normal? Neuropsicóloga explica o assunto

O envelhecimento é um processo individual e cada um envelhece dependendo de como viveu, considerando hábitos, comportamentos e estilo de vida, além da influência de aspectos ligados à genética

David Tschaikowsky
Publicado em 26/03/2017 às 08:09Atualizado em 16/12/2022 às 14:23
Compartilhar

Para neuropsicóloga Sumaya Figueiredo, é preciso “avaliar para compreender e exercitar para melhorar”

O envelhecimento traz algumas mudanças e o esquecimento é uma delas. Nas últimas décadas houve um grande aumento da população de homens e mulheres acima dos 60 anos e muitos apresentam dificuldades na memória.

Para a neuropsicóloga, gerontóloga e coordenadora do Instituto do Cérebro em Uberaba, Sumaya Figueiredo, o envelhecimento populacional não é mais um fenômeno novo, e sim mais um desafio para o qual é preciso encontrar respostas. “Lembramos que o envelhecimento é um processo individual e cada um envelhece dependendo de como viveu, considerando hábitos, comportamentos e estilo de vida, além da influência de aspectos ligados à genética. Ou seja, cada um constrói sua história e envelhece à sua maneira. O envelhecimento é um processo dinâmico, multidimensional e multifacetado. Todos nós temos esquecimentos independentes da idade. Portanto, quando eles se tornam mais frequentes no cotidiano, podem ser um sinal de que algo não está bem, como o esperado para a idade e escolaridade”, esclarece Sumaya.

Ainda de acordo com a coordenadora do Instituto, é comum as pessoas acreditarem que seja normal a memória falhar com o passar dos anos. “Infelizmente, ainda hoje é muito frequente isso acontecer. Para sabermos se o esquecimento é normal ou não, precisamos, além da avaliação médica, realizar a avaliação neuropsicológica. Nesse sentido, a neuropsicologia oferece uma importante contribuição à pessoa que está apresentando esquecimentos, mesmo que esses sejam discretos. Nós costumamos dizer que é preciso ‘avaliar para compreender e exercitar para melhorar’”, pontua.

A Neuropsicologia é uma área da Neurociência que estuda as funções cerebrais e seus efeitos no comportamento e na emoção, tanto no funcionamento cerebral normal quanto patológico. Destina-se a pessoas de todas as idades. A avaliação neuropsicológica tem o papel de contribuir no diagnóstico diferencial, ajudando a saber se é normal ou não o esquecimento, além de especificar e quantificar os déficits, que são as dificuldades apresentadas no momento. Faz, ainda, o estadiamento da fase de evolução da doença quando ela já existe, conhece e otimiza o funcionamento global do paciente e trata as patologias e dificuldades. Sendo assim, contribui na melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por