GERAL

Fim da duplicação da MG-427 dá início à discussão de privatização

DER afirma que as obras da duplicação do trecho que liga Uberaba à Conceição das Alagoas devem ser concluídas até o mês de dezembro; Tony Carlos considera privatização importante para o turismo

Letícia Morais
Publicado em 24/11/2015 às 15:23Atualizado em 16/12/2022 às 21:10
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As obras de duplicação dos 6,6 quilômetros do trecho que liga Conceição das Alagoas à Uberaba estão em fase final. Ao total, o trecho tem 44 quilômetros e deve ser duplicado até o mês de dezembro, segundo o Departamento de Estradas de Rondagem do Estado de Minas Gerais (DER).

O DER afirmou que estão sendo investidos cerca de R$23,2 milhões na duplicação da rodovia, que hoje funciona em pista simples. Diariamente, o departamento registra tráfego médio de 3.500 veículos. Questionado pela reportagem se esse tipo de pista causa mais acidentes, a assessoria do DER afirmou, em nota, que o fator relevante para balanço de acidentes é o comportamento dos motoristas.

Tráfego intenso na rodovia contribui para sua privatização. De acordo com o deputado estadual Tony Carlos, o governo mineiro tem intenção de privatizar 28 mil quilômetros de estradas. “Uma das rodovias mais concorridas é a MG-427. Por isso, vou sugerir que conste no edital que a empresa mantenedora assuma também o asfaltamento e a manutenção de sete quilômetros até o clube localizado às margens da rodovia. Ali, temos água quente e onde tem água quente, tem turismo. Precisamos estimulá-lo”, afirmou.

Tony Carlos externou a importância da obra para o turismo de Uberaba e região. “Interessante que hoje o prefeito de Água Cumprida veio em Belo Horizonte, e me pediu para incluir no edital a responsabilidade da manutenção do acesso de 15 quilômetros da MG-427 até Água Cumprida”, disse o deputado.

À reportagem, o DER destacou que o trecho citado está inserido no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) lançado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). Ainda, pontuou que os estudos foram entregues no dia 16 deste mês e o próximo passo é a análise dos trechos, que foram objeto de interesse dos consórcios e empresas, por um grupo executivo, que ainda será formado.

Portanto, somente após a análise é que o governo definirá os trechos das rodovias que irão compor o processo licitatório para fins de concessão, nas seguintes modalidades: concessão comum, concessão patrocinada ou concessão administrativa.

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