GERAL

Vendas de Natal ficam abaixo do esperado de acordo com a CDL

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas era de que as vendas natalinas no comércio de rua cresceriam de 3% a 5% sobre o movimento alcançado em 2013, o que não se confirmou

Thassiana Macedo
Publicado em 21/01/2015 às 20:02Atualizado em 17/12/2022 às 01:46
Compartilhar

O Natal é a data mais importante do ano para o comércio, pois impulsiona as vendas no período. Porém, o ano de 2014 realmente não foi o melhor para o setor em Uberaba. A expectativa da CDL era de que as vendas natalinas no comércio de rua cresceriam de 3% a 5% sobre o movimento alcançado em 2013, o que não se confirmou. Apenas o levantamento feito pelo setor varejista de shopping atendeu às expectativas.

Para o presidente da CDL, Miguel Faria, o ano de 2014 foi atípico e as vendas cresceram em torno de 2,5%, em especial na linha de alimentos e bebidas. No entanto, o dirigente avalia que entre os pontos que contribuíram para esta realidade estaria a maior preocupação do uberabense em pagar suas dívidas, antes de sair gastando novamente. “Percebemos uma economia mais desacelerada e a inflação influenciou no aumento de preço de alguns produtos, mas é preciso considerar o poder aquisitivo da população. O mercado em Uberaba é mais conservador e a inadimplência na cidade é menor que a média nacional, porque o uberabense está mais preocupado com o nome. Observando a economia, vimos que a primeira parcela do 13º salário foi usada para pagar as dívidas e, a segunda, para as compras; por isso não se refletiu em crescimento no movimento, mas melhorou os números do SPC”, ressalta Miguel Faria.

A redução anual foi de (-) 4,22% no registro de devedores no banco de dados do SPC Uberaba, enquanto o volume de consumidores negativados também foi menor em dezembro de 2014, na comparação com dezembro de 2013, uma queda de (-) 0,72%.

Já a perspectiva de vendas do setor varejista de shoppings, que em nível nacional era mais otimista, foi superada. O presidente da Associação de Lojistas do Shopping Center Uberaba (Assoceu), Ildeu Kazeoka Filho, trabalhou com a expectativa de aumento entre 9% e 9,5% nas vendas por ocasião do Natal, em comparação com o registrado em 2013. Segundo relatório fechado este mês, as vendas no período chegaram a 10%.

De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Uberaba, Lucy Jardim Poletto Prates, um dos motivos seria o fato de que muitas pessoas que vieram passar a data com familiares em Uberaba deixaram para fazer as compras aqui, elevando o movimento no shopping. Ela acredita que a Campanha Natal Solidário, com a doação de um automóvel para uma instituição filantrópica da cidade, tenha sensibilizado os clientes. Tanto que, cerca de 58,5% dos cadastros feitos nas lojas foi de novos clientes interessados em participar da campanha. Levantamento revela que houve um aumento significativo no tíquete médio de compras, de R$ 600 para R$ 920, bem como na permanência dos clientes no centro comercial, que chegou a 93 minutos, superando a média nacional de 76 minutos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por