CIDADE

1ª Conferência Regional de Direitos Humanos acontece hoje na cidade

Primeira Conferência Regional de Direitos Humanos discute propostas que serão apresentadas na etapa estadual. O evento será realizado hoje, no anfiteatro do Centro Administrativo

Geórgia Santos
Publicado em 09/10/2015 às 21:20Atualizado em 16/12/2022 às 03:15
Compartilhar

Primeira Conferência Regional de Direitos Humanos discute propostas que serão apresentadas na etapa estadual. O evento será realizado hoje, no anfiteatro do Centro Administrativo, com o tema “Direitos Humanos para todas e todos: democracia, participação, justiça e igualdade”. A conferência abrangerá toda a macrorregião do Triângulo Sul.

De acordo com Aguinaldo Batista, um dos organizadores, as conferências regionais estão sendo realizadas a partir da criação da Secretaria Especial de Direitos Humanos de Minas Gerais, a fim de preparar propostas para o evento em níveis estadual e nacional. “O que vai nortear as discussões é a Carta Nacional de Direitos Humanos, que foi assinada em 1948, a partir dos princípios estabelecidos, como o direto à proteção, alimentação, educação, saúde, segurança, trabalho, entre outros”, explica o organizador.

Conforme a programação do evento, no período da manhã haverá a abertura com a presença dos convidados Aguinaldo Faria, coordenador estadual do Movimento dos Sem Terra; Ana Penido, secretária-adjunta de Participação Social da Sedpac, e Cirlene Lima Ferreira, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Conedh).

À tarde serão discutidos cinco eixos temáticos, quando também serão deliberadas as propostas para a Conferência Estadual de Direitos Humanos. Logo em seguida acontecem as eleições dos delegados que participarão desta etapa estadual. Cada município terá uma quantidade de delegados da sociedade civil e do governo, predeterminados de acordo com o número de habitantes. Uberaba poderá eleger um total de 11 representantes. O evento terá início às 7h e o encerramento está previsto para as 18h.

Vale lembrar ainda, de acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Cláudia Cristina Silva, entre os objetivos da conferência está a criação de um Conselho Municipal dos Direitos Humanos. “Na discussão das propostas, algumas são encaminhadas para a conferência estadual, enquanto outras são destinadas ao Poder Executivo, com sugestões ao prefeito”, destaca Cláudia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por