ARTICULISTAS

Você sabe o que é síndrome miofascial?

Em alguma situação você já sentiu uma dor forte em um ponto do corpo que, quando pressionado, irradia o incômodo para outras partes?

Dr. José Fábio Lana
Publicado em 28/12/2010 às 10:09Atualizado em 20/12/2022 às 00:38
Compartilhar

Em alguma situação você já sentiu uma dor forte em um ponto do corpo que, quando pressionado, irradia o incômodo para outras partes? Aparentemente, esse quadro pode ser interpretado como problema passageiro, decorrente da má postura, por exemplo. Se continuado, porém, pode ser o sintoma da dor miofascial.

Poucos devem ter conhecimento de que esta é uma das condições clínicas bastante frequentes nos consultórios de ortopedia, entretanto, poucas vezes diagnosticadas. A síndrome miofascial se manifesta através de dor regional, mais especificamente em determinados pontos do corpo, os quais denominamos “pontos-gatilhos”. Na verdade, o que acontece é uma disfunção neuromuscular, que torna as partes afetadas mais sensíveis.

Não se sabe ao certo a causa da dor miofascial, entretanto, sabe-se que a falta de oxigênio, de irrigação sanguínea e o cansaço muscular estão envolvidos. Pode ser resultado da postura inadequada, da falta de atividade física, do mau uso da musculatura, ou mesmo advir de problemas locais, como traumas, compressões e distenções.

O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica por um médico especializado, que precisa ter um bom conhecimento de anatomia muscular e dos pontos-gatilhos. Não existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que evidencia a dor miofascial. Após a detecção do problema, o tratamento é feito com a avaliação e correção dos fatores que causaram as alterações nervosas, além do uso de medicações (analgésicos, anti-inflamatórios) e tratamento de reabilitação (fisioterapia). Também tem sido muito utilizada a intervenção local nos pontos-gatilhos, como injeções de lidocaína (anestésico local). Em alguns casos, quando a dor miofascial está ligada a fatores emocionais, pode ser recomendado o uso de antidepressivos tricíclicos, além de psicoterapia e terapia ocupacional.

Ao sentir qualquer dor ou incômodo, procure um especialista. Fica, também, a dica para uma atenção redobrada à postura e a priorização à realização de exercícios físicos, que tonificam e fortalecem os músculos, evitando diversas lesões decorrentes de fraqueza. Lembrando que quanto antes o diagnóstico e associando-se ao tratamento correto, pode-se evitar sofrimento e dor prolongados.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por