ARTICULISTAS

Viver e ser feliz

Muito temos falado do quanto o viver se tornou perigoso

Marília Andrade Montes Cordeiro
Publicado em 23/08/2014 às 19:54Atualizado em 19/12/2022 às 06:19
Compartilhar

Muito temos falado do quanto o viver se tornou perigoso e estressante. O mundo, uma selva tenebrosa, onde o ser humano, perdido e só, tenta caminhar.

Eu mesma, por inúmeras vezes sou colhida por esse sentimento derrotista, quase apocalíptico. É tão fácil e contagioso sucumbir às inúmeras más notícias!

Dia desses, porém, fui levada a outro tipo de reflexão através da expressão escrita de uma velha companheira de jornada.

Tenho pedido sugestões para temas desses artigos a diversas pessoas. Um modo de escutar e até entender a constante e profunda mudança social. E ela me presenteou com algumas linhas de tanta pureza, lealdade e nobreza que fizeram toda a diferença no enxergar o viver.

Com a agilidade da luz, mil ideias saltaram, e de pensamento em pensamento, fui olhando ao redor, analisando situações, e enxerguei o mundo com extrema gratidão.

Recordei o quanto somos abençoados por simplesmente viver! Melhor ainda quando temos a graça de reconhecer os inúmeros e pequenos presentes divinos, que nos são ofertados diariamente.

Ter nascido em lares estruturados onde nos foi ensinado o valor do trabalho e do respeito. Ter tido boa educação, bons e dedicados mestres, que através de várias etapas de desenvolvimento nos mostraram a importância de estar sempre aberto a novas experiências e aprendizados.

Irmãos e amigos que dão ao dia a dia um sabor especial. Ora sem sal, ora apimentado, ora azedo. Mas, juntos à mesa, até o fim. Nossa labuta pelo pão de cada dia. Servir e conviver com pessoas educadas. Às vezes, nem tanto, isso é inevitável! Mas, ainda assim gerando aprendizado. A saúde física e principalmente a mental! Anda tão fácil perder o equilíbrio.

Nosso amado Brasil. País onde a natureza é amena, o sol brilha com tal intensidade que chegamos a enxergar a lua ainda durante o dia. Muito calor, mas tem praias belíssimas e públicas. E esse céu azul...

A eterna postura crítica e derrotista me vem à mente quando penso em nossa gente. Seremos mesmo o resultado da herança de nossa colonização?

Indolentes e corruptos?

Trato logo de voltar à folha de papel de minha amiga. Não é esse o foco e nem tão pouco o pensamento que devemos alimentar. Não se esqueça que o pensamento é a energia em ação!

Respiro fundo, mudo a energia e vejo muita gente abnegada trabalhando silenciosamente, tentando ser útil, servir.

Nos diversos setores, em qualquer canto existem fatos e gente boa. Para enxergá-los, comungar com eles e divulgá-los, precisamos apenas mudar a rotina, silenciar o barulho externo, nos recolhermos ao nosso santuário interior e encontrar a voz poderosa que habita nosso íntimo.

O mundo nos experimenta, nos tenta, nos enche de diversão e trabalho, nos hipnotiza. Mas, se fizermos do recolhimento uma oração diária poderemos escutar a mensagem de paz e conforto que nos é soprada diariamente. E o viver pode, então, passar a ser bem mais feliz.

Poderemos finalmente viver, e não ter a vergonha de ser feliz...

(*) Mãe de família

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por