O mês de abril foi muito fecundo na área educacional
O mês de abril foi muito fecundo na área educacional/literária, proporcionando a todos nós momentos de sensibilidade e beleza.
O Ponto de Cultura Livro em Cena foi um dos projetos da Sabi - Sociedade dos Amigos da Biblioteca - (hoje sob a presidência da dinâmica Viviane Cataldi), aprovados pelo Ministério da Cultura. Segundo Viviane, “o projeto tem como objetivo a dinamização da leitura em espaços comunitários, possibilitando a ampliação da cultura literária, a fim de aproximar livro-leitor-escritor, a partir da interação da sociedade com gestores culturais, arte-educadores e escritores, do diálogo e da reflexão das obras da literatura brasileira.”
Em 2013, dando continuidade ao projeto, foi escolhido o livro Geografia da Palavra, do escritor acadêmico Jorge Alberto Nabut. A Escola Estadual Artur de Mello Teixeira, sob a dinâmica direção de Maria Cláudia, foi a instituição em que se desenvolveu o projeto, com alunos e professores em ação. À frente, o criativo e empolgado artista e arte/educador, Emílio Rogê, que, desde o ano passado, trabalha o livro Geografia da Palavra. Coordenação geral: Viviane Cataldi.
Vários momentos lindos compuseram o Projet dia 2 de abril houve o lançamento da edição especial do MUH!, no Sarau Supimpa, na Livraria Alternativa, com o espaço tomado por alunos, direção e professores da escola, além de outros convidados: foram homenageados Jorge, o competente autor, e Bete Dorça que, com seu dinamismo, participou dos trabalhos. Emílio declamou um dos textos do livro e ainda outros alunos se fizeram ouvir.
Nos dias 12 e 14, no Sesiminas, a apresentação do espetáculo, revestido de beleza, criatividade e sensibilidade: momentos de encantamento com o livro sendo lido através da música, da dança, da expressão corporal e dos textos do livro. Emílio Rogê e sua equipe se superaram. No entremeio, a versátil e talentosa Bete Dorça até cantou e encantou e, agradável surpresa, a querida amiga Rose Dutra dançou lindamente um bolero de Dalva de Oliveira. Jorge Alberto encerrou o espetáculo, com palavras de encantamento.
No dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, a culminância que mais me emocionou: no Anfiteatro da Prefeitura, agora o momento apenas da escola e do autor, em abraço literário. Grande quantidade de alunos, com a direção e professores presentes. Representantes da Cultura. Acadêmicos. Emílio Rogê, misto de simplicidade e sensibilidade, se agiganta neste agora: os alunos se apresentam. Ele declama. Jorge fala, de forma emocionada, nas várias faces da palavra Jorge, evocando o santo e contando sua história, criando, assim, a interação autor/leitor. Para finalizar, a distribuição de artístico catálogo, com textos dos alunos, após trabalho com o livro. E, momento mágic os trinta livros adquiridos são doados aos alunos participantes, e estes e os que receberam o catálogo, formaram imensa fila para os autógrafos: ver o autor de perto foi um despertar da imaginação e, quem sabe, de novos escritores.
Estão de parabéns todos os envolvidos no projeto Ponto de Cultura Livro em Cena. E duplamente de parabéns pela escolha de autor uberabense, valorizando, com a valorização de Jorge Alberto Nabut (Geografia da Palavra), todos os autores de nossa cidade, em momentos assim tão especiais, através dele, também valorizados.
(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro thuebmenezes@hotmail.com