ARTICULISTAS

Valores na Educação

Minha grande amiga, Dra. Maria Conceição Nunes de Oliveira, me pediu que falasse sobre o ótimo pensamento de Içami Tiba

Terezinha Hueb de Menezes
thuebmenezes@hotmail.com
Publicado em 28/08/2010 às 19:08Atualizado em 20/12/2022 às 04:36
Compartilhar

Minha grande amiga, Dra. Maria Conceição Nunes de Oliveira, me pediu que falasse sobre o ótimo pensamento de Içami Tiba: “Os pais que levam o filho à Igreja não vão buscá-lo na cadeia”, e eu o faço com prazer.

Tal pensamento se inseriu entre tantos outros congêneres, durante palestra em Curitiba, realizada pelo renomado autor.

A educação de filhos e alunos, para ter sucesso, precisa assentar-se em valores, considerando-os qualidades que plasmam a pessoa ao longo de sua vida, fazendo-a melhor em relação a si mesma, à família e à sociedade.

          Logicamente, os valores se assentam na escala axiológica: o que para uns se coloca em primeiro lugar, como valor maior, para outros fica no final da escala. Por exempl há pais que orientam os filhos a que estejam sempre atentos para o espírito da fraternidade, do respeito e amor ao próximo, respeitando-o e respeitando tudo o que configura sua vida. E fazem tudo isso com os próprios exemplos de vida. Mas há filhos – uma outra situação – que aprendem, por ouvir falar e pelos exemplos de casa, que o importante na vida é vencer a qualquer custo, nem que, com isso, seja necessário lesar o outr isso é esperteza, e não desonestidade. E assim acontece com todos os valores ou desvalores que irão nortear a vida do ser humano e que ele vai adquirindo ao longo da existência, por meio de ensinamentos e exemplos bons, que despertarão para o bem, ou ensinamentos e exemplos errôneos, que conduzirão ao mal.

Nesse sentido, a igreja é um forte auxiliar, um grande complemento na correta educação das crianças e dos jovens. Em seus cultos, ouvem apenas palavras que conduzem ao bem, como valor maior. Passam a perceber noções de discerniment o certo, como certo, o errado como errado. E, na condução de suas vidas, aprendem que a opção de pessoas bem intencionadas deve recair sempre para o bem. Com isso adquirem forças para afastar-se das más companhias, das drogas, das ações ilícitas em relação ao outro, do desrespeito à hierarquia, em casa, na escola e na sociedade.

Jamais ouvi falar que, nas igrejas, os fiéis sejam incitados a praticar o mal, a desrespeitar pais, professores e outras pessoas, a levantar falso testemunho, a burlar a confiança dos que os cercam, a intrometer-se na vida alheia, a usar de artimanhas para prejudicar o próximo.

O mestre Prof. Murilo dizia sempre que se educa por meio do amor e do exempl por isso, pais, se vocês querem conduzir os filhos para o caminho do bem, procurem fazer-se presença na religiosidade de suas vidas e da vida dos filhos. Caminhem à frente. Levem os filhos à igreja – simplesmente mandá-los não traz o mesmo resultado. Lá, a educação correta que vocês tentam passar aos filhos será reforçada, complementada, estimulada.

Muita razão tem o mestre Içami Tiba – e se ele assim o fala, como psicanalista que é, com profundo conhecimento no trato de crianças e jovens, logicamente o faz com propriedade e segurança: “Pais que levam o filho à igreja não vão buscá-lo na cadeia.”

(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por