Numa conversa informal sobre comportamento religioso, aquele jovem me pergunta
Numa conversa informal sobre comportamento religioso, aquele jovem me pergunta: “O que significa ser santo?” Pego de surpresa, o que segue foi mais ou menos o que respondi. Você que me lê é livre de concordar ou não. Somos livres para definir nossas próprias concepções.
Para facilitar sua compreensão, vamos começar pelas concepções negativas. Ser santo não é fazer milagres. Não é usar de indução para hipnotizar o outro e dizer que aquilo é repouso do Espírito Santo. Isso é pura enganação. Ser santo não é rezar o dia inteiro sempre pedindo coisas. Ser santo não é saber a Bíblia de cor e interpretar tudo o que está escrito lá ao pé da letra. Não é promover missas “shows” onde há mais teatro do que oração. Não é jejuar a pão e água. Não é gostar de sofrer para purificar seus pecados. Ser santo não é ser beato, carola ou esquisito. Não é ser “diferente” ou triste. Não é ser puritano ou reprimido. Não é ser alienado, indiferente ao que acontece ao seu redor. Ser santo não é pensar que o sofrimento, a dor, a fome, a miséria são enviados por Deus. Pensar que Deus nos castiga é atribuir a Deus um modo de agir humano.
O que é ser santo? É ser amigo de Deus e de suas criaturas. É ser uma pessoa normal. É compadecer-se dos oprimidos. Ser santo é proceder com consciência e responsabilidade. Ser santo é admirar as coisas bonitas criadas por Deus, a música, a poesia, a Natureza. Ser santo é divertir-se com os amigos. É não achar que é o melhor, ou ter a melhor opinião. É ser casto sem ser puritano. É ser alegre e divertido sem ser palhaço ou vulgar. É saber saborear as boas coisas da vida. É sentir saudades de Deus. É ter diariamente um tempo só para Deus. É conhecer a dor e o sofrimento. É saber agradecer a Deus. É colocar Deus em primeiro lugar. É respeitar a vida dos outros, não fazer comentários injuriosos ou negativos. Ser santo é ser educado, dócil, tolerante, normal, compreensivo, compassivo. Ser santo é ver em cada um a presença de Deus. É lutar para que Deus seja cada vez mais conhecido e amado. Ser santo é comprometer-se com o Projeto de Deus (seu Reino). Ser santo é cooperar com Deus na construção de um mundo melhor, mais justo, onde o amor seja o centro de nossa vida e o motor principal de nosso comportamento.
Meu amigo, se você não compreendeu o que tentei dizer, me perdoe, não consegui dizer tudo o que era preciso dizer. Deixe de correr atrás de milagreiros, curandeiros, exorcistas. Ponha sua vida nas mãos de Deus, daquele que Jesus chamava de Pai.
Um moço de apenas 30 anos percorria as estradas poeirentas da Galiléia ensinando um Caminho, um novo tipo de relacionamento entre nós, os homens. Se traduzirmos em nossa vida o que Ele ensinou, em breve chegaremos a entender o que significa ser santo.
(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro