Estes tempos de Copa do Mundo nos fazem lembrar de uma época em que os uberabenses viajavam até São Paulo
Estes tempos de Copa do Mundo nos fazem lembrar de uma época em que os uberabenses viajavam até São Paulo a fim de assistirem aos jogos pela televisão. E esse foi um dos estímulos para que a Diretoria da ACIU – Associação Comercial e Industrial de Uberaba – iniciasse os entendimentos com os Diários Associados (TV Tupi) a fim de que nossa cidade fosse devidamente aparelhada para captar a imagem daquela emissora.
Após entendimentos e uma vez determinadas as responsabilidades das partes interessadas, ficou deliberado que uma equipe de técnicos da Tupi faria um voo de São Paulo a Uberaba com o objetivo de determinar o local onde deveria ser instalada uma torre intermediária.
Em comunicado aos diretores da ACIU, os técnicos informaram que, no local onde haviam deixado uma pedra branca em uma área do município de Buritizal, deveria ser erguida uma torre e construída uma casa que, além de abrigar a aparelhagem, seria a residência do técnico do equipamento. O pessoal da ACIU conseguiu localizar a pedra branca e, após acordo com o proprietário, levantou a torre intermediária e construiu a casa.
Os técnicos da Tupi determinaram também que uma torre deveria ser erguida nas proximidades da estação ferroviária. Jogado o sinal para Uberaba, o que mais se via, em fins de tarde, era uberabense em cima do telhado da própria casa, rodando a antena em busca do sinal, de início insatisfatório.
Depois de muitas reclamações, os técnicos da Tupi voltaram a Buritizal e, depois de analisarem a situação, concluíram que a pedra fora deixada em local inadequado. Novos estudos, agora no solo, indicaram uma outra área; essa, na cidade. Uma vez transferida a torre, com muito sacrifício e custo, o sinal passou a ser captado satisfatoriamente em Uberaba.
Essas foram algumas das dificuldades enfrentadas pela ACIU para trazer o sinal de TV para a nossa cidade. Havia uma pedra branca no meio do caminho. E nada poética...
Hoje os uberabenses estão assistindo aos jogos da Copa, como já o fizeram em outras oportunidades, no conforto do lar, sem atropelos. E poucos têm conhecimento da verdadeira batalha travada pela Diretoria da ACIU naqueles tempos difíceis. O bom é que todos os uberabenses colhem o que foi plantado por uma entidade que sempre trabalhou pelo progresso da cidade. Valeu a luta!
(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro