ARTICULISTAS

Ser mãe

Penso nas mães. Em todas as mães. Sem dia específico

Terezinha Hueb de Menezes
Publicado em 13/05/2012 às 12:30Atualizado em 19/12/2022 às 19:44
Compartilhar

Penso nas mães. Em todas as mães. Sem dia específico, que todos os dias pertencem às mães. Mães do trabalho, mães do estudo, mães já adultas, tantas outras adolescentes. Mães responsáveis, mães sem compromisso, mães felizes e amadas, mães infelizes e desprezadas.

São faces de todas as mulheres que têm a coragem de aceitar o profundo mistério da maternidade.

Ser mãe é participar da sublime missão de gerar vidas e almas. A existência que sopra em um recém-nascido traz as marcas da pessoa que lhe infundiu a fonte da vida, a possibilidade de crescer, de adquirir dons abertos ao desenvolvimento do corpo e do espírito.

Ser mãe é caminhar passo a passo na trajetória do filho, sorrindo quando ele sorri, alegrando-se com suas alegrias, vibrando com suas vitórias, mas sofrendo também com seu sofrimento, chorando com seu desamparo, entristecendo-se com suas derrotas. Nesses momentos, se lhe fosse possível, com certeza a mãe trocaria com o filho, absorvendo as agruras que lhe entristecem o coração e devolvendo-lhe o sorriso aos lábios.

Mãe, você carrega em seu ser a capacidade maior de doação, a possibilidade suprema de se saber elemento despojado, pronto a ajudar quando o filho chama seu nome e sente necessidade de ouvir suas palavras, embalando, nelas, os problemas e as alegrias. Você é a chave da esperança verdadeira, porque seus gestos são verdadeiros e suas atitudes sempre carregadas de autenticidade. Você é o anjo protetor que embala a certeza de que o mundo será melhor enquanto o sorriso das mães estiver presente no coração das famílias.

Pensando nas mães, penso em Maria: tão casta, tão doce, tão discreta, mas tão fiel, tão decidida, tão corajosa no enfrentamento do maior sacrifício da humanidade: era um Deus, seu Filho, que se colocava em holocausto, por amor aos homens. E cumpria a ela assistir a tudo isso.

Pensando nas mães, penso em você, minha mãe, Zulmira Correa Hueb, que, mesmo tendo partido, ainda é estrela a iluminar, no acalanto de sua voz, a vida de seus filhos.

Parabéns, prezadas mães, pelo seu dia. Que Maria, Mãe das mães, as proteja sempre com seu manto azul de serenidade e paz.

(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro  [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por