ARTICULISTAS

Sentimentos que sabotam a sua felicidade

Como está a sua vida agora? Emocionante, cheia de desafios ou... morna e sem graça? Aproveite este momento para você refletir

Eliana Barbosa
Publicado em 16/04/2010 às 19:35Atualizado em 20/12/2022 às 07:03
Compartilhar

Como está a sua vida agora? Emocionante, cheia de desafios ou... morna e sem graça? Aproveite este momento para você refletir, buscando dentro de si mesmo uma resposta simples e direta para esta pergunta. A sua resposta vai lhe mostrar quem você realmente é, porque a sua vida é um reflexo perfeito da sua pessoa, daquilo em que você acredita e cria como realidade. Não adianta mais culpar os outros pelas suas quedas, pelas suas fraquezas ou pela falta de oportunidades em seus caminhos.

Sua infância foi difícil? Você guarda mágoas daqueles que o maltrataram? Pois saiba que é você quem escolhe entre remoer as suas dores, dando poder aos que lhe feriram ou viver o agora, como um sobrevivente heróico, que valoriza o amor, a consciência tranquila e a paz. Ficar preso ao passado é o mesmo que estar engaiolado, vendo a vida correr lá fora, sem a sua participação. Mágoas e culpas são sentimentos do passado, que sabotam a sua felicidade, porque o ódio represado adoece, destrói relacionamentos e leva, também, ao fracasso financeiro. E eu tenho certeza que ninguém, em sã consciência, quer isso para a sua vida.

Então, se somos parte da Criação Maior e temos, mesmo que latente, a perfeição dentro de nós, acesse, o mais cedo possível, a sua “essência superior” e aprenda com ela a amar incondicionalmente, sem cobranças e, acima de tudo, colocar o perdão como o leme de sua vida – o perdão àqueles que machucaram a sua alma, assim como o autoperdão, livrando-se de culpas que atrasam os seus passos rumo ao sucesso e à felicidade.

É bem verdade que falar sobre perdão é muito mais fácil do que agir com perdão, porém, a partir do momento em que você se conscientiza de que ressentimentos e ódios estão impedindo o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, é hora, então, de procurar apoio para trabalhar sentimentos e pensamentos positivos que, sutilmente, vão transformar a sua vida, de forma que a sua autoconfiança e o seu amor-próprio serão tão fortes que nada nem ninguém poderão ofendê-lo.

Quanto às culpas, é importante e grandioso reconhecer os próprios erros e ter a humildade de se desculpar com aqueles a quem você causou dificuldades. O passo seguinte é a mudança de comportamento e a procura de novos caminhos em que você possa plantar flores e colher perfumes, plantar sorrisos e colher amizades. O que você fez de censurável faz parte do seu passado, que não pode ser mudado. Mas o que realmente importa é que, hoje, você não cometeria mais os mesmos erros e isso demonstra que, agora, você é muito melhor do que foi no passado. Portanto, perdoe-se e tire lições dos seus erros. E, mais ainda, ensine ao mundo as lições que você aprendeu com as suas experiências negativas. Afinal, você está aqui e agora, neste mundo, para aprender e ensinar, e é esse processo de melhoria contínua que promove desafios e conquistas, dando sentido, colorido e sabor à sua existência.

Conheço várias pessoas que carregam, em seu íntimo, grandes mágoas de seus pais, das comparações que sofreram em relação aos irmãos e, apesar de serem extremamente inteligentes e talentosas, não conseguem progredir ou alcançar seus objetivos porque, junto com a mágoa, sentem também uma culpa avassaladora por esses ressentimentos, culpa esta que boicota qualquer realização. Se você se encaixa neste exemplo, a minha sugestão é que você aprenda a reconhecer as suas mágoas em relação aos seus pais, sem culpas, afinal, ser pai ou ser mãe não é um atestado de perfeição e eles apenas ofereceram a você aquilo que tinham dentro de si mesmos, naquele momento. E lembre-se: a compaixão, o perdão e o autoperdão são atitudes sublimes que libertam os corações machucados.

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por