ARTICULISTAS

Senhora da Medalha Milagrosa, rogai por nós

No último dia 27, quarta-feira, comemoramos a Festa

Terezinha Hueb de Menezes
Publicado em 01/12/2013 às 13:04Atualizado em 19/12/2022 às 10:00
Compartilhar

No último dia 27, quarta-feira, comemoramos a Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

É comovente pensar em tudo que envolve os acontecimentos da milagrosa Virgem das Graças: em 1830, no dia 27 de novembro, em Paris, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina Labouré, na Capela das “Filhas da Caridade de São Vicente”.

Nossa Senhora falou a Santa Catarina sobre as inesgotáveis graças de que dispunha para aqueles que as pedissem. Mostrou-se como a vemos na medalha hoje, com a inscriçã “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.” Mostrou-lhe, ainda, o reverso da Medalha, com as efígies do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Pediu-lhe então que fizesse cunhar a Medalha, segundo o modelo apresentado, dizendo que todos que a trouxessem, principalmente em volta do pescoço, receberiam grandes graças.

Em Uberaba, com a permissão de Dom Alexandre Gonçalves Amaral, a devoção e criação do Mosteiro da Imaculada Conceição da Divina Providência e São José vieram por intermédio do Prof. Djalma Alvarenga, em 1955. Lembro-me do local, no final da Rua Afonso Ratto, em casa simples: após uma pequena escada, chegávamos à também pequena capela que, aos poucos, foi atraindo mais e mais fiéis. Aos sábados, quantas vezes, na década de 60 e creio também 70, Murilo e eu íamos e voltávamos a pé, em busca da proteção de Maria.

O crescimento da devoção culminou com a construção do belíssimo Santuário atual, com o zelo do reitor, Pe. Ricardo, e as santas irmãzinhas que, da clausura, oram por todos nós – Irmã Maria Antônia que o diga!

Hoje, a Festa da Medalha Milagrosa atrai devotos de todas as partes do Brasil: todos querem homenagear aquela que faz jorrar de Suas santas mãos graças infindáveis: basta que nos confiemos a Ela. É surpreendente, ainda, ver a quantidade de pessoas que, semanalmente, assistem às novenas. E ouvir as graças conseguidas pela intercessão de nossa Mãe do Céu.

Em Paris, o Santuário situa-se na Rue Du Bac, local em que Nossa Senhora pediu a Santa Catarina que fizesse cunhar a Medalha Milagrosa. O acesso ao Santuário se faz por um amplo e largo corredor (é preciso ficar atento para encontrar o local), ao final do qual se atinge a Igreja, linda, aconchegante, convidando à oração. Ao longo do acesso, placas nas paredes, registrando graças alcançadas. E surpresa para muitos, um enorme monumento registrando a Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

No Santuário, à esquerda de quem entra, no altar lateral, ao lado do altar principal com a Virgem da Medalha, a urna com o corpo incorruptível de Santa Catarina Labouré.

No dia da festa, como nos anos anteriores, o Colégio Nossa Senhora das Graças esteve presente, em linda Homenagem a Nossa Mãe. Pela primeira vez, não pude estar presente: daqui, fiquei rezando para que tudo corresse bem: a equipe do Colégio tudo organizara com carinho. E emocionei-me, quando soube que Pe. Ricardo, com carinho, pediu à assembleia que rezasse por minha recuperação. Com certeza, as preces subiram rápidas aos céus.

Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, intercedei por todos que precisam de Vós nos momentos mais difíceis. Protegei nossas famílias, nossos amigos e todas as pessoas que se dirigem a Vós em suas aflições. Abençoai-nos sempre, Mãe querida! Amém!

(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por