"Temos muito orgulho do que conseguimos com o apoio do Hospital Hélio Angotti", diz Dr. Sério Otaño. (Foto/Divulgação)
O Hospital Hélio Angotti, em Uberaba, segue implementando a radiocirurgia, um tratamento avançado que oferece mais precisão e qualidade de vida aos pacientes com tumores cerebrais. A técnica já foi realizada com sucesso em três pessoas, e a demanda segue crescente.
Em entrevista ao JM News 1, da Rádio JM, o radioterapeuta Sérgio Otaño conta que o grande diferencial deste procedimento é a preservação da parte cognitiva dos pacientes. “Antes, com a radioterapia convencional, tratávamos todo o encéfalo, o que muitas vezes resultava em perda cognitiva. Agora, com a técnica mais precisa e doses concentradas de radiação no tumor, protegemos o restante da parte vital, preservando as áreas saudáveis ao redor e diminuindo os riscos de complicações”, conta.
A técnica é indicada em metástases cerebrais e, para ser elegível, o paciente deve ter lesões menores que 4 cm, como explica o físico médico Íris Maeda. “A maioria dos pacientes tratados têm câncer metastático. Após a avaliação clínica e radiológica, decidimos se a radiocirurgia é a melhor opção.”
Apesar de ser um procedimento de alto custo, o Hélio Angotti oferece a radiocirurgia principalmente para pacientes do SUS. Segundo estimativa do radioterapeuta, 85% dos pacientes do hospital vêm do Sistema Único de Saúde e recebem o tratamento com alta qualidade.
Íris Maeda ainda destaca o privilégio que a cidade de Uberaba tem em contar com essa tecnologia de ponta. “Estamos falando das fronteiras da tecnologia em radioterapia. Tanto que a projeção é atender até 4 pacientes por mês, o que pode significar cerca de 50 pacientes ao ano. Isso porque, a partir do momento que nos tornamos referência, recebemos pacientes de toda a região. A primeira delas, por exemplo, nem era de Uberaba”, revela.
Segundo os médicos, a ideia, agora, é expandir o tratamento, possibilitando que o procedimento seja realizado em tumores em diferentes partes do corpo. “Com novos investimentos no futuro, que já estamos lutando, vamos fazer a radiocirurgia extracraniana”, finalizam.
Com essa inovação, o Hospital Hélio Angotti fortalece sua posição como referência no tratamento de câncer em Minas Gerais, oferecendo acesso a terapias de última geração e garantindo mais qualidade de vida para os pacientes da região.