ARTICULISTAS

Refletindo sobre convivência

"Ela era uma ostra que vivia no fundo do oceano. Morava dentro de duas conchas que lhe serviam de proteção contra animais predadores..."

Eliana Barbosa
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 17/12/2022 às 03:52
Compartilhar

Achava sua vida muito boa, passeava pelo oceano, conhecendo lugares maravilhosos e, quando sentia fome, bastava abrir suas conchas e esperar que algumas algas marinhas se acomodassem no seu interior. Um dia, quando ela se alimentava de algas, um grão de areia aproveitou a oportunidade e se alojou no seu delicado corpo. Ao sentir aquele corpo estranho dentro de si, tentou expulsá-lo. Abriu novamente suas conchas para que ele saísse naturalmente. O esforço, porém, foi em vão, pois o grão de areia havia se agarrado fortemente ao seu corpinho. Percebendo que não havia a menor possibilidade de se livrar do intruso, a ostra encontrou outra soluçã ‘Já que não é possível o grão sair da minha casa, preciso descobrir uma maneira de conviver bem com ele’. Assim, ela produziu um invólucro para o grão e descobriu uma forma de sua aspereza não mais incomodá-la. A partir de então, gerou-se dentro da ostra uma pedra lisa e brilhante. Certo dia, quando ela abriu suas conchas para se alimentar, um pescador que passava por ali notou a linda pedra no seu interior e delicadamente a retirou dali. Maravilhado com a delicadeza da pedra, batizou-a com o nome de "pérola" e, com ela, presenteou sua esposa." (Autor desconhecido).

Gosto muito deste conto, porque ele nos ensina como é possível melhorar a nossa convivência com as pessoas difíceis que nos cercam. Realmente, não é fácil partilhar a vida com pessoas que pensam diferentemente de você, que não compartilham dos seus valores e nem se identificam com os seus sonhos. Mais complicado ainda quando estas diferenças se manifestam no seio familiar, onde você não pode fugir de seus compromissos.

Mas, como este conto nos ensina, que tal você mudar a sua postura de vítima dos relacionamentos infelizes e, como a ostra, produzir um invólucro imaginário sobre determinada pessoa que lhe magoa ou critica, em que nada de negativo que vier dela chegará até você e, mais ainda, que tal usar sua imaginação a favor da melhoria desta pessoa? Vou explicar melhor: ao invés de você ficar remoendo a dor dos maus-tratos que sofreu ou vem sofrendo, comece a imaginar a pessoa em questão como uma pessoa maravilhosa, carinhosa, gentil, amorosa e bem-sucedida. Toda vez que pensar nela, visualize-a feliz e fazendo todos felizes. Eu posso garantir a você que a prática diária deste exercício traz resultados maravilhosamente transformadores.

E como você poderá ver, você não estará mudando a outra pessoa. Não, isso não é possível. Você estará, sim, mudando a si mesmo na forma de pensar em relação a ela e, como pensamento é pura energia, ela estará recebendo vibrações tão positivas que, pouco a pouco, sentirá uma necessidade de se conhecer melhor, trabalhar suas emoções, decidindo, assim, abandonar atitudes e palavras áridas e valorizar a preciosidade da boa convivência.

Guarde bem: ao escolher mudar sua postura diante das dificuldades naturais da vida, você dá o primeiro passo para que outras mudanças promissoras possam acontecer. Todo progresso humano sempre começa dentro de cada um de nós, ao usarmos o nosso magnífico poder da escolha. Portanto, hoje, agora, escolha pensar melhor em relação a tudo e a todos. Sei que pode ser um grande desafio para você, mas vale a pena enfrentar!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por