Você conhece a Praça Rui Barbosa? Toda cidade tem uma com esse nome.
Você conhece a Praça Rui Barbosa? Toda cidade tem uma com esse nome.
A nossa fica ali no coração do nascedouro urbano da Vila de Santo Antônio e de São Sebastião de Uberaba e estende-se como tapete da Igreja da Matriz. É um retângulo separador de ruas estreitas ao norte, sul, leste e oeste e o calçadão é a sua extensão. Essa praça sofreu várias remodelações; assistiu incrédula à derrubada de seu patrimônio histórico; alegrou-se com as restaurações e preservações históricas. Mas o que ela mais gosta mesmo é de ser palco de manifestações sociais, de dar guarida aos pedestres que por ali passam, dar cobertura a quem descansa em seus bancos e fica radiante quando músicos brindam-na com boa música, ao som de vozes e instrumentos harmoniosos. Ela sofreu com o fechamento do cinema, com a desativação do coreto e permaneceu interditada meses a fio, devido às remodelações por que passou. Já estivera em estado terminal, mas superou o distanciamento dos homens, acolheu os taxistas, cedeu-se para a Polícia Militar e, agora, querem, definitivamente, sepultá-la, transformando-a em terminal de passageiros do transporte coletivo.
A Câmara Municipal de Uberaba aprovou, por unanimidade, o requerimento dos vereadores Samuel e Almir Silva, que solicita ao prefeito municipal estudo técnico detalhado de transformação da Praça Rui Barbosa em terminal de transbordo para os usuários do transporte coletivo; conforme reportagem no JM. Que mundo! Que cidade é esta?!
A proposta dos vereadores indignou o estudante Frederico Matos e este partiu para a reação; não ficou no resmungo ou nas lamentações. Sua iniciativa de coletar assinaturas contra a idéia dos edis é louvável. É uma necessidade da razão contra a imprevidência política.
Qualquer uberabense que passa de carro ou a pé pelo centro da cidade, ou mesmo aquele que busca o transporte coletivo para o seu traslado, sabe que esse setor, em especial as adjacências da praça, é intransitável nos horários de pico e dificultoso fora desse horário. Não só pelas suas ruas estreitas, mas devido à quantidade de pessoas que se deslocam pelas ruas. Precisamos de uma sinalização respeitosa, humanizada, que veja o pedestre como protagonista.
Agora, transformar a praça em terminal de ônibus é uma ideia insana, que não avalia as variáveis que compõem o sistema viário do município; é uma proposta pontual, local, que não leva em conta o sistema como um todo. Ideias assim nascem quando se copiam experiências alheias, não levando em consideração as especificidades de cada cidade. Esse é o grande equívoco quando se copia, e isso se chama síndrome de subdesenvolvimento. Por outro lado, deve haver em Uberaba uma secretaria que cuide desse tema, fazendo o diagnóstico, a avaliação, o planejamento e propondo alternativas com referenciais técnicos e clareza conceitual.
A Câmara Municipal deve, sim, sugerir, fiscalizar, legislar e avaliar o orçamento, mas aprovar requerimentos feitos com intuito quantitativo incorre em críticas sociais.
O estudante está de parabéns, e quem estuda, também.
(*) professor