ARTICULISTAS

Postura correta e atenção aos esforços repetitivos podem evitar a Mialgia Cervical

Dr. José Fábio Lana
Publicado em 14/12/2010 às 10:57Atualizado em 17/12/2022 às 07:08
Compartilhar

Há quem acredite que as doenças ocupacionais limitam-se aos trabalhadores braçais que carregam pesos ou àqueles que desenvolvem atividades repetitivas. Porém, se esquece que, em qualquer situação, seja no trabalho ou mesmo em casa, a postura é algo que deve ser sempre observada. A coluna cervical exerce um papel importantíssimo na sustentação e no equilíbrio de nosso corpo, e qualquer alteração ou tensão sofrida, pode irradiar-se, inclusive, para os demais membros.

Uma das patologias decorrentes da má postura é a Mialgia Cervical. Para manter a posição correta da nossa cabeça, os músculos do pescoço estão sujeitos a uma tensão constante, que poderá vir a provocar dor muscular, e, em alguns casos, até mesmo a ruptura do músculo, através de movimentos rápidos e fortes. Normalmente, aparecem os sintomas de alteração na mobilidade do pescoço, dor localizada, podendo estender para os membros associados e, ainda, dor de cabeça. Existem casos específicos em que o paciente pode sentir adormecimento de alguma área ou de todo o membro, mas isto varia conforme o grau da lesão e o seu estágio de evolução.

Uma curiosidade refere-se a outra possível causa para a Mialgia Cervical. Pesquisas revelaram que o stress também pode estar associado a esta sobrecarga sofrida nos músculos do pescoço. E, nestes casos, a dor de cabeça é bastante comum.

Em relação à dor muscular, o paciente pode se queixar de uma dor leve e uma sensação de cansaço ou, até mesmo, de uma dor mais forte e limitante. O braço, além de doer, pode apresentar alterações de sensibilidade e força, quadro que costumamos classificar como “alterações neurológicas”.

Mesmo com a divergência na intensidade da dor, o tratamento costuma ser o mesmo para ambos os casos, incluindo o uso de analgésicos, repouso relativo e fisioterapia, que melhora o grau de mobilidade do músculo e ajuda no seu fortalecimento. Os bloqueios neurais periféricos e a abordagem invasiva dos pontos de contratura muscular, hoje em dia realizada por punções guiadas por ultrassonografia, tem mostrado um alto grau de eficácia e melhora dos quadros mais graves, sendo eles de apresentação aguda ou crônica.        

Vale destacar também que a Mialgia Cervical pode ser sintoma de graves tumores ou infecções, como a meningite, doença rara do sistema nervoso. Portanto, ao sentir qualquer dor ou alteração no movimento do pescoço, procure um especialista para fazer a avaliação. Lembre-se de que todo caso que é diagnosticado previamente, tem maiores chances de uma rápida recuperação e de um tratamento bem sucedido!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por