Ontem, dia 12, ocorreu a posse festiva da Diretoria da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. O evento foi idealizado e organizado, com muita competência e...
Ontem, dia 12, ocorreu a posse festiva da Diretoria da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
O evento foi idealizado e organizado, com muita competência e carinho, pelo acadêmico Jorge Alberto Nabut, também mestre de cerimônia da solenidade.
A presença de autoridades, como Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira, Presidente da Fundação Cultural, e do vereador Luiz Dutra, além da presença de acadêmicos e inúmeros amigos, enriqueceram a cerimônia.
Chamou a atenção a fala do Dr. Mário Salvador, enfatizando, de forma pormenorizada, fatos envolvendo a Academia nos 22 profícuos anos de seu mandato como Presidente, mantendo-a de pé, a despeito das adversidades.
Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira salientou a importância da entidade no panorama cultural uberabense.
Quero declinar, aqui, o encantamento de todos nós – de minha família, da diretoria eleita e meu – com o empenho, a agilidade e a capacidade do acadêmico Jorge Alberto Nabut, na organização da festividade, o que veio fortalecer a nova diretoria, composta por José Humberto Henriques, João Eurípedes Sabino, Gessy Carísio de Paula, Pedro Lima, Dimas da Cruz e por mim. Jorge Alberto, sozinho, e em curto espaço de tempo, organizou a solenidade, conseguindo da Fundação Cultural todo o apoio necessário para que tudo saísse a contento. E saiu, além, mesmo, da expectativa.
A Sala Cecília Palmério, gentilmente cedida pelo Dr. Marcelo, foi pequena para abrigar tantos amigos. A presença do quarteto musical, formada por Fausto Reis, Reynaldo de Vito, Álvaro Augusto e Moacir Neto encantou os assistentes pelo brilhantismo da apresentação de vários números.
Dois pronunciamentos – de José Henriques e meu – mostraram a necessidade de que a Academia de Letras do Triângulo Mineiro consiga uma sede ampla – campanha já iniciada pelo Dr. Mário - compatível com o padrão de outras entidades congêneres de cidades do Triângulo Mineir é preciso que o espaço se abra para a comunidade, propiciando intercâmbio entre acadêmicos e estudantes de vários níveis, além de pessoas interessadas, para que se propague o conhecimento, principalmente sobre autores e obras de Uberaba e da região.
Fica, aqui, o agradecimento a todos os familiares da nova diretoria, a todos os amigos e amigas presentes e, em especial, a todos os acadêmicos, na esperança de que cada um, dentro de seu círculo de ação – como tão bem fez o Jorge – possa trabalhar pelo engrandecimento de nossa Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro